WhatsApp passa a pedir biometria para acessar a conta pelo computador



O WhatsApp ganhou, nesta quinta-feira (28), um recurso de autenticação por reconhecimento facial ou impressão digital para proteger a conta ao se conectar no mensageiro pelo computador. Na prática, a nova função requer que o usuário confirme sua identidade com a biometria do celular na hora de logar no WhatsApp Web. A novidade traz mais segurança à conta porque, além da leitura do QR Code com o smartphone, também será necessário usar a digital ou rosto para autenticar a conexão do WhatsApp com o PC.

O recurso será disponibilizado nas próximas semanas no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) (saiba como atualizar o WhatsApp). Vale ressaltar que a função está presente apenas em smartphones com serviço de biometria, como leitor de digital ou reconhecimento facial, e o usuário deve habilitar a autenticação manualmente no sistema para proteger o WhatsApp.

O recurso de autenticação entra em cena na hora de adicionar um novo PC para usar o WhatsApp. Agora, antes da leitura do QR Code, o aplicativo requer confirmar a identidade por reconhecimento facial (com o Face ID do iPhone, por exemplo) ou leitura de impressão digital. Só então a sessão no computador será ativada com o QR Code. Essa camada a mais de segurança impede que qualquer pessoa pegue o celular desbloqueado para conectar o WhatsApp a algum dispositivo.

A função vale para celulares da Apple ou Android com biometria, e funciona de acordo com as digitais e rostos salvos pelo próprio usuário no smartphone. A autenticação está disponível tanto na versão web do WhatsApp, quanto no aplicativo para PCs com Windows ou macOS. O WhatsApp enfatiza que, por padrão, o mensageiro não tem acesso aos dados biométricos cadastrados pelo usuário no celular.


TechTudo
Postagem Anterior Próxima Postagem