Antes de fazer a inscrição, saiba o que muda na edição do Enem 2021


Estudantes que pretendem realizar as provas do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) devem fazer as inscrições entre esta quarta-feira (30) até o dia 14 de julho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser pago até o dia 19 de julho.

A novidade para a edição deste ano é que tanto as provas impressas como as digitais serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. As duas versões terão as mesmas provas e com itens iguais, uma forma do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões. Diante das dificudades orçamentárias enfretadas pelo MEC (Ministério da Educação) neste ano, o edital foi publicado em maio, o que apertou o calendário.

O Enem Digital é exclusivo para os estudantes que já concluíram o ensino médio ou que devem concluir em 2021. Os participantes na categoria treineiros devem fazer a versão impressa.

Ao todo, serão oferecidas 101.100 vagas nesta modalidade digital. É importante lembrar que o exame é aplicado nos locais de prova, não pode ser realizado em casa.

Outra novidade para a versão digital é a adaptação para pessoas com deficiência. As provas podem ser superampliadas e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

O MEC publicou uma portaria que institui um grupo de trabalho para discutir a atualização do Enem e do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A equipe terá seis meses para apresentar o resultado do estudo. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu um exame 'técnico'e 'sem ideologia'.


R7
Postagem Anterior Próxima Postagem