Governo do Estado abre inscrições para processo seletivo das escolas técnicas estaduais

Estão abertas e seguem até o dia 05 de julho as inscrições do processo seletivo para ingresso de alunos nas escolas técnicas do Governo do Estado do Espírito Santo. Podem se inscrever candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando o terceiro ano. A seleção é para ingresso no segundo semestre de 2021.

Os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, integram a estrutura da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). São 575 oportunidades em 12 opções de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. No caso do curso técnico em Estética, por ser curso da Área da Saúde, o candidato deverá ter a idade mínima de 18 anos.

“O processo seletivo das nossas escolas técnicas intensifica a oferta de oportunidades de qualificação aos capixabas, por meio de cursos profissionalizantes, capacitando os nossos cidadãos para o mercado de trabalho e também para empreenderem, gerarem renda e conquistarem maior qualidade de vida. Essa é uma das premissas de atuação do nosso governador Renato Casagrande. No caso do edital lançado nesta sexta-feira, umas das novidades é o curso de Logística, que reflete o esforço do Governo em oferecer formação em áreas de ensino, alinhadas às vocações econômicas do Espírito Santo, garantindo mão de obra qualificada para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

A classificação é feita com base nas pontuações da média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2020, ou ao último ano em que o candidato cursou o terceiro ano do Ensino Médio, observando-se até duas casas decimais, sem arredondamentos.

Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os interessados devem acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão, utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal. Não é permitida a utilização de dados de terceiros. Caso já tenha cadastro no Acesso Cidadão, não será necessário refazê-lo.

Em seguida, o candidato deve acessar o www.selecaoaluno.es.gov.br e clicar no item “Técnico Sectides” para preenchimento da ficha de inscrição. No ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. Na página também é possível consultar o edital do processo seletivo (Edital Sectides Nº 008/2021), que contém o cronograma, a oferta das vagas, cursos, endereços, cargas horárias, além das regras para o cálculo da nota a ser considerada para efeito de classificação no processo seletivo.

Enquanto durarem as medidas de distanciamento e isolamento social, decorrentes da pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), as aulas poderão ser realizadas presencialmente, no sistema híbrido de ensino ou totalmente on-line, obedecendo ao Mapa de Risco Covid-19, divulgado semanalmente pela Governo do Estado do Espírito Santo.

O resultado será divulgado no dia 06 de julho, a partir das 16 horas, no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br.

 

CONFIRA AQUI o passo a passo para realizar a sua inscrição.


Governo ES

Postagem Anterior Próxima Postagem