Últimas

Wesley Safadão e Thyane Dantas podem responder ao MP por vacinação irregular

Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, recebe a vacina contra a Covid em Fortaleza mesmo sem estar agendada. — Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Wesley Safadão e a mulher dele, Thyane Dantas, podem ser chamados para responder ao Ministério Público do Ceará (MPCE) sobre possíveis irregularidades na vacinação contra Covid-19, em Fortaleza.

O MPCE confirmou que vai apurar se o artista trocou propositalmente o local da vacinação com o intuito de receber o imunizante da Janssen, que é dose única; já a digital influencer furou a fila da vacinação, pois não se encaixava no público agendado na capital.

O órgão ministerial informou que ambos, "no momento oportuno poderão sim ser chamados" e que a data para a convocação e resposta dos investigados só serão decididos "após a resposta das informações solicitadas a Secretaria de Saúde de Fortaleza".

“Devemos sim seguir os ritos e normas pertinentes a todo procedimento investigatório. Isso tudo vai depender do desenrolar das apurações. O MPCE informa que os fatos ainda serão apurados, com responsabilidade e dentro das regras do ordenamento jurídico brasileiro. Ao final, o MPCE decidirá se há elementos concretos para dar continuidade à investigação”, complementou o órgão.

Irregularidades envolvendo o casal

A mulher do cantor cearense Wesley Safadão, a digital influencer e modelo Thyane Dantas, furou a fila da vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (8) em um dos pontos de vacinação, em Fortaleza. Além de não estar na lista de pessoas agendadas para receber o imunizante, ela está fora da faixa etária determinada pela Secretaria Municipal da Saúde como público-alvo.

Enquanto a assessoria do cantor diz que Thyane tomou uma das doses da "sangria" (a popular "xepa"), que não é regulamentada na cidade, a Secretaria da Saúde afirma que isso só ocorre após às 17h e com foco em um público específico, o que não foi o caso da digital influencer, que se vacinou no período da manhã. O Ministério Público abriu investigação para apurar se ela furou a fila da vacina.

O que se sabe e o que ainda falta saber sobre o caso:

1. A mulher de Wesley Safadão, Thyane Dantas, estava agendada para receber a vacina?

A digital influencer Thyane Dantas não estava agendada para receber a vacina contra a Covid-19 em nenhuma das listas divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza para a quinta-feira (8).

Neste dia, a pasta divulgou duas listas: uma para atendimento de grávidas e puérperas e outra para a população em geral com idades a partir de 32 anos. A modelo tem apenas 30 anos, ou seja, não poderia ter sido agendada.

2. O cantor Wesley Safadão estava agendado para receber a vacina?

O nome completo do cantor consta na lista de agendamentos publicada pela Secretaria da Saúde para receber a vacina na quinta-feira (8). A idade do artista também corresponde ao público-alvo daquele dia.

Thyane Dantas e Wesley Safadão após se vacinarem no mesmo local, em Fortaleza — Foto: Reprodução

Contudo, Wesley Safadão não tomou o imunizante no local em que foi indicado, no Centro de Eventos do Ceará. Ele se deslocou a um shopping da cidade e há indícios, que estão sob apuração no Ministério Público do Ceará (MPCE), de que ele pode ter ido ao local para escolher o imunizante. A prática ficou conhecida popularmente como "sommelier de vacina" e é desaconselhada por especialistas.

3. O que alega a assessoria de Safadão sobre a vacinação da esposa?

A nota da assessoria do cantor Wesley Safadão diz que Thyane Dantas foi acompanhar o marido na vacinação e recebeu uma "dose de sangria". "Cada dose dá em média um número de aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas", diz.

Ainda segundo a assessoria, por causa disso, os profissionais da saúde estão "autorizados a aplicar em quem estiver no local, mesmo que não esteja no dia certo para vacinação, para que não haja descarte do material."

A "dose de sangria" a que se refere a assessoria do cantor ficou conhecida popularmente como "xepa". Ambos, porém, foram vacinados em torno de 11h. A Prefeitura de Fortaleza "não existe possibilidade" de aplicar nesse horário as vacinas que sobram.

4. O que a prefeitura, responsável pela aplicação das doses, diz sobre o caso?

A Prefeitura de Fortaleza diz que as atividades de vacinação contra a Covid-19 na quinta-feira encerraram às 17h, inviabilizando possíveis doses remanescentes antes deste horário.

O órgão afirma que, nos casos pontuais de doses remanescentes em frascos, após a total finalização das atividades, as equipes de vacinadores realizam busca ativa de pessoas pertencentes ao público-alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade.

A Secretaria instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina na digital influencer. Após a conclusão da averiguação, o processo será encaminhado aos órgãos de controle.

5. O que o Ministério Público investiga sobre a vacinação de Thyane Dantas?

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Ceará (MPCE), Enéas Romero, confirmou ao G1 que foi aberta investigação para apurar se a digital influencer furou a fila da vacinação contra a Covid-19.

"A intenção é averiguar a legitimidade da aplicação, ouvindo as partes envolvidas no caso, como a Prefeitura, os responsáveis pela aplicação", disse o promotor de Justiça.

Conforme o promotor, se for confirmado que houve beneficiamento ou quebra nos critérios para aplicação da vacina, as pessoas envolvidas serão responsabilizadas, "seja na esfera administrativa ou criminal". O MPCE também apura a imunização do cantor Wesley Safadão.

6. Como funciona a vacinação contra a Covid em Fortaleza?

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza definiu, ainda no início do processo de vacinação, que as vacinas seriam distribuídas a pessoas previamente agendadas para pontos específicos da cidade e em horários determinados. A estratégia foi escolhida para evitar aglomerações e garantir a segurança sanitária dos cidadãos, conforme a pasta.

Diariamente, a Prefeitura de Fortaleza divulga em seus canais a lista de agendados. O processo é feito por meio dos portais do Governo do Ceará e pode ser consultado.

7. Como funciona 'xepa' da vacinação em Fortaleza?

A "xepa" da vacinação não funciona oficialmente em Fortaleza. A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei, o qual aguarda a sanção do prefeito Sarto Nogueira (PDT). A Secretaria da Saúde aplica doses remanescentes apenas após 17h e diz que só o faz após realizar busca ativa em pessoas do público-alvo daquele dia.

G1