VÍDEO: Carlos Burle passa perrengue após tubo alucinante no ES

Carlos Burle em tubo gigante na Laje da Avalanche, no Espírito SantoImagem: Lucca Biot

O Espírito Santo voltou a ser palco de um verdadeiro show de surfe. No último fim de semana, a Laje da Avalanche, em Vila Velha, recebeu uma enorme ondulação que proporcionou momentos épicos para os surfistas que se arriscaram no local, entre eles o campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle e seu discípulo Lucas Chumbo.

Em entrevista ao UOL Esporte, Burle, que pegou um dos melhores tubos do dia, contou detalhes da expedição e reforçou o Espírito Santo como um dos melhores picos do Brasil para ondas grandes e de qualidade.

"A gente sempre se organiza para surfar essas ondas do Espírito Santo, que são ondas, hoje, com tamanho e qualidade das melhores do Brasil. Está se tornando um lugar muito procurado por surfistas de ondas grandes", disse o surfista de 53 anos, maior referência do surfe de ondas grandes no Brasil.

"Combinei com o Lucas Chumbo, o Lucas Fink [veja abaixo o vídeo da onda do surfista carioca] e o restante da equipe... Teve gente do Sul, de São Paulo, o pessoal se mobilizou de várias partes do país para pegar essa ondulação especial que é rara", acrescentou o pernambucano.

A onda em si é muito intensa, curta, perigosa, em cima da bancada, com maré rasa, e fica superdifícil. É uma onda que desafia muita gente a nível emocional, coragem, habilidade

"Fui esfregado nas pedras"

O épico tubo de Carlos Burle, porém, não terminou muito bem para o surfista. Ele acabou parando nas pedras e ficou um tempo debaixo da água.

"Como é uma onda muito curta e intensa, eu desço, percebo que ela tem um pico, começo a atrasar, boto a mão na parede e termino virando com a onda, numa explosão, e voo nas pedras. Fui esfregado nas pedras e fiquei com as mãos cheias de ouriço, cortada", contou.

"Bati com o cotovelo direito, com a perna, fiquei um tempo debaixo d'água, mas faz parte, porque exercita nossa habilidade de lidar com esses desafios em condições extremas e a gente se prepara para isso, para estar no lugar certo na hora certa", acrescentou o surfista que, como de costume, teve a companhia do ex-BBB Lucas Chumbo.

"A minha intenção, sempre junto com essa turma, é passar minha experiência. Tenho esse trabalho direto com o Lucas Chumbo, dentro e fora da água, e poder participar desses projetos é muito importante para mim, nutre o meu ser, me motiva, eu entendo mais a forma como posso ajudá-los e como podemos procurar ferramentas para evoluir, e uma das ferramentas é pegar essas condições", completou.


Show de bodyboard

Um dos destaques da sessão na Laje da Avalanche foi a equipe NXF de bodyboarders, responsáveis, inclusive, por descobrir a onda capixaba há mais de dez anos.

"A equipe NXF Bodyboard tem uma história com a onda de Avalanche há mais de uma década. Foram muitos desafios que enfrentamos por não acreditarem em nós e pela falta de estrutura para surfar essa onda com segurança. Hoje já temos nossa própria estrutura para surfar tanto na remada quanto de tow-in [quando o surfista é puxado por um jet-ski]", afirmou Bernardo Nassar.
Fonte: Uol


Postagem Anterior Próxima Postagem