Carne: exportações batem recorde em setembro mesmo com embargo chinês



Em setembro, o Brasil exportou 187 mil toneladas de carne bovina, maior volume já embarcado em um mês, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Esses números se concretizam em meio a um período de incerteza com a suspensão da compra de carne brasileira pela China, o maior parceiro comercial do Brasil no ramo. No comparativo anual, trata-se de um incremento de pouco mais de 30% nas exportações da proteína, informou o governo. 

 

Existe mesmo uma dependência da China? 

Os números abaixo evidenciam que, mesmo com as dificuldades de comercialização com os chineses, a carne brasileira ainda é um carro-chefe no mercado internacional. Nesse sentido, vale lembrar que o recorde mensal anterior foi registrado em agosto, quando foram exportadas 181,6 mil toneladas da carne in natura. 

Após os resultados, no dia 4 de setembro, a China suspendeu suas importações como uma medida protocolar após a confirmação de dois casos atípicos da doença “mal da vaca louca”, um em Mato Grosso e outro em Minas Gerais. 

Mesmo assim, especialistas do segmento acreditam que os frutos da suspensão podem começar a ser sentidos em outubro, algo que ainda devemos esperar até o fim do mês para verificar a concretização. 

 

Quais os efeitos desses movimentos sobre o mercado? 

O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, também comentou que um dos fatores que pode explicar a disparada nas exportações de carne é a existência de estoques no porto, que foram enviados em setembro, e um pequeno atraso de até oito dias na contabilização dos dados de embarque. 

Contudo, com a suspensão em manutenção, o potencial de vendas perdido é refletido também nos preços do boi, que caíram para R$ 292 em São Paulo, se for considerado apenas os dados do Cepea, praticamente o indicador oficial. Os frigoríficos teriam exigido mais lotes para suprir as exportações. 

Vale lembrar que, mesmo a partir desses movimentos, ao longo dos próximos meses, a China deve seguir como principal foco das exportações brasileiras de carne. 



Com Informações Notícias 24 horas 




Postagem Anterior Próxima Postagem