FASE AZUL NO ES: Veja as regras para shows, comércio e escolas em cidades no risco muito baixo


Uma nova classificação de risco vai passar a ser usada no Espírito Santo. A partir de agora, as 78 cidades do Estado foram divididas em 10 microrregiões e poderão ser classificadas como risco 'muito baixo', que será representado no mapa na cor azul.

A classificação vai suspender a maior parte das regras de restrição. No entanto, de acordo com o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, o uso de máscara continua sendo obrigatório, independentemente do risco de qualquer cidade capixaba.

Para ser considerada em risco 'muito baixo', todas as cidades das microrregiões devem conter ao menos um ponto fixo de testagem para a covid-19 e cumprir metas de vacinação estipuladas pelo governo do Estado, que variam de 80% a 90% de cobertura vacinal:
- 90% de cobertura dos adolescentes com D1;
- 90% de cobertura de reforços nos idosos e imunossuprimidos;
- 80% dos adultos com D2
Veja as regras para o risco muito baixo

Comércio e Shoppings

Atualmente, o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais são permitidas desde que haja 1 cliente por 10 m² ou a cada 22m², no caso dos shoppings. No risco muito baixo, será mantido o uso da máscara, mas não haverá restrições.

Academias

As academias podem funcionar conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas e sem restrição de horário. Obrigatório o uso de máscaras.

Boates

O funcionamento de boates e casas noturnas será liberado no risco muito baixo. A capacidade de público será determinada conforme o alvará do Corpo de Bombeiros. Além disso, todos os frequentadores deverão estar vacinados contra a covid-19 e o uso de máscara será obrigatório.

Shows

As microrregiões do Espírito Santo que chegarem à classificação de risco muito baixo para a covid-19 estarão liberadas para realizar shows com a capacidade máxima de público autorizada pelo Corpo de Bombeiros — como já acontecia antes da pandemia.

Nas cidades de risco baixo, a ocupação continuará limitada a 50% da capacidade suportada pelo local, conforme alvará do Corpo de Bombeiros. No entanto, no caso de eventos em locais fechados, o número máximo autorizado de participantes passará dos atuais 600 para 1,2 mil.

Dessa forma, mesmo que um espaço comporte até 2,5 mil pessoas, o número de frequentadores não poderá chegar a 1.250, que corresponde a 50% da capacidade, nesse caso.

A situação, no entanto, será diferente nos eventos realizados em espaços abertos. Nesse caso, valerá apenas a regra que limita a ocupação à metade da capacidade do local.

Ensino

A partir do próximo dia 11, todos os alunos da rede estadual de ensino do Espírito Santo retornarão ao ensino presencial. Não haverá mais o sistema de rodízio entre os estudantes, no qual parte dos alunos participava das aulas presenciais e a outra parte permanecia no ensino remoto.

A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, no início da noite desta sexta-feira (01), em sua conta no Twitter. Segundo o governador, só poderão participar das aulas de forma remota os alunos que apresentarem laudo médico.

Casagrande ressaltou ainda que a orientação do governo do Estado às escolas municipais e particulares é que adotem a mesma norma.

Cidades estão divididas em 10 microrregiões

Na nova classificação, as medidas qualificadas aplicadas aos demais riscos (Baixo, Moderado, Alto e Extremo) serão extintas, não havendo restrições para atividades econômicas, sociais e culturais.

Confira quais municípios compõem cada microrregião:

1 - Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari
2 - Central-Serrana: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina

3 - Sudeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo

4 - Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy

5 - Central Sul: Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro e Apiacá

6 - Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado

7 - Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu

8 - Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã

9 - Nordeste: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré e Ponto Belo

10 - Noroeste: Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia e Mantenópolis

Classificação azul será permanente

A partir do momento em que uma microrregião atingir o risco muito baixo, ela não sairá mais dessa classificação. Isso só ocorrerá, segundo o governador, se houver uma nova crise sanitária que force o Estado a alterar as regras do mapa de risco.

Enquanto uma microrregião não chegar nesse patamar, seus municípios continuarão sendo classificados individualmente nos demais riscos (baixo, moderado, alto e extremo), que poderão variar de semana para semana.
Microrregião Sudoeste Serrana tem situação mais avançada

Atualmente, segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesa), a microrregião que está mais próxima de atingir os percentuais de vacinação exigidos para ingressar no risco muito baixo é a Sudoeste Serrana.

Nessa região, 67,1% da população adulta já está imunizada com as duas doses, 71,94% dos adolescentes já receberam pelo menos uma dose e 58,43% dos idosos já foram imunizados com a dose de reforço. Na Grande Vitória, esses percentuais são de 58,67%, 51,93% e 49,61%, respectivamente.

Foto: Reprodução

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem