Operação da Polícia Federal prende ex-secretário de Saúde de Cuiabá


A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Cupincha, desdobramento das investigações sobre atos de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

De acordo com o site Gazeta Digital, de Cuiabá, Célio Rodrigues, ex-secretário de Saúde da cidade, foi preso na operação.

A PF cumpre 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá e Curitiba, capital do Paraná, 3 mandados de prisão preventiva e medidas de sequestro de bens, direitos e valores. Uma pessoa se encontra foragida.

Como a primeira fase da Operação Curare apurou, um grupo que fornece serviços à Secretaria de Saúde de Cuiabá e que recebeu mais de R$ 100 milhões entre 2019 e 2021 manteve-se à frente dos serviços públicos mediante o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta, seja por intermédio de outras empresas.

Após o ingresso dos recursos nas contas das empresas intermediárias, muitas vezes com atividades econômicas incompatíveis, os valores passavam a ser movimentados, de forma fracionada, por meio de saques eletrônicos e cheques avulsos, para tentar ocultar o real destinatário dos recursos.

A movimentação financeira também se dava nas contas bancárias de pessoas físicas, em geral vinculadas às empresas intermediárias, que se encarregavam de igualmente efetuar saques e emitir cheques, visando à dissimulação dos eventuais beneficiários.

Fonte: R7    


Postagem Anterior Próxima Postagem