GRIPE: Com unidades de saúde cheias, Vitória suspende ponto facultativo de 31 de dezembro


Todas as unidades de saúde do município e todos os setores administrativos das repartições municipais funcionarão normalmente. Prefeitura também decidiu suspender as consultas médicas eletivas nas unidades básicas de saúde durante três dias.

Pacientes esperando por consultas no PA da Praia do Suá, do lado de fora da unidade, no último domingo (26) — Foto: Carol Monteiro/TV Gazeta

A Prefeitura de Vitória suspendeu o ponto facultativo de sexta-feira (31) por conta da alta nos casos de gripe.

De acordo com o município, a medida foi tomada "para garantir os cuidados e a devida atenção aos munícipes em um momento tão delicado de epidemia de gripe e diante da transmissão comunitária da nova variante do coronavírus".

"Todas as unidades de saúde do município e todos os setores administrativos das repartições municipais funcionarão normalmente", diz parte do comunicado divulgado pela prefeitura.

A prefeitura também decidiu suspender as consultas médicas eletivas nas unidades básicas de saúde, na quarta (29), na quinta (30) e na sexta.

Serão mantidos somente os atendimentos para gestantes em pré-natal.

Segundo a prefeitura, a medida visa "otimizar o fluxo de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede municipal de saúde" por conta do aumento da procura nos dois pronto atendimentos de Vitória.

De acordo com dados da prefeitura, desta segunda (27), no PA de São Pedro, das 6h30 às 19h, foram realizados 537 atendimentos. No PA da Praia do Suá, das 6h30 às 19h, foram realizados 410.

Segundo a orientação do município, quem apresentar sintomas gripais (febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça) deve procurar uma unidade de saúde. Somente os casos mais graves devem buscar atendimento no pronto atendimento.

No PA, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada.

Nesta segunda, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) disse que unidades de saúde da capital do Espírito Santo terão horários ampliados.

De acordo com dados divulgados nesta terça (28) pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a gripe matou cinco pessoas no ES nos últimos 25 dias.

Fonte: G1 ES





Postagem Anterior Próxima Postagem