MEDIDA PROVISÓRIA que possibilita atendimento online em cartórios entra em vigor


Sistema Eletrônico de Registros Públicos irá reunir documentação de imóveis, títulos e documentos civis de pessoas naturais e jurídicas, diz governo


Uma medida provisória (MP) editada pelo presidente
Jair Bolsonaro (PL) e publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União estabeleceu a criação do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), que tem como objetivo digitalizar o acervo e os serviços de cartórios no Brasil.

Válida a partir desta terça e com a necessidade de ser aprovada pelo Congresso Nacional nos próximos 60 dias, o Sistema permitirá o atendimento online e “acesso remoto às informações sobre as garantias de bens móveis e imóveis”, informou o governo.

“Documentos e títulos poderão ser enviados em formato eletrônico para registro por meio de ponto de acesso único na internet. Da mesma forma, serão expedidas certidões e fornecidas informações pelos cartórios de registros públicos via on-line”, complementa.

Segundo a MP, também fica estabelecida a “interconexão das serventias dos registros públicos”, bem como as bases de dados de cada cartório, o que faz o Brasil sair de um “sistema cartorial local para um sistema cartorial nacional”, disse o secretário de Política Econômica Adolfo Sachsida.

A MP ainda estabelece que a regulamentação de todo o sistema será feita pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: CNN Brasil





Postagem Anterior Próxima Postagem