Inscrições abertas para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça


O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), com vagas para o Parque Estadual Cachoeiro da Fumaça, em Alegre. Os voluntários vão apoiar a unidade de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

Ao todo, são 8 vagas, divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma vai atuar de 06 a 31 de janeiro de 2022 e a outra de 10 de fevereiro de 2022 a 07 de março de 2022. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos vão poder ser realizados em campo, com caminhadas de 2 a 4 quilômetros. As inscrições vão até o dia 07 de dezembro.

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto: “Inscrição Parque Cachoeira da Fumaça – Turma I” ou “Inscrição Parque Cachoeira da Fumaça – Turma II”. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro.

Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Como o parque não tem alojamento, o voluntário pode acampar na área, utilizando cozinha e banheiro da Unidade de Conservação, ou se hospedar por contra própria em cidades próximas.

Como contrapartida, os voluntários recebem transporte no primeiro e último dia, saindo da Grande Vitória, transporte diário saindo de Alegre até a sede do parque, transporte para compra de alimentação, banheiros masculino e feminino com água quente, colchão (caso haja opção por acampar), cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, internet, acesso a computadores e impressoras, além de empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os voluntários deverão seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras, higienização das mãos, manter distância e não compartilhar objetos.

 

Serviço:

Edital

 

Mais informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com ou (27) 3636-2571.

Fonte Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem