MORRE o poeta amazonense e defensor da floresta, Thiago de Mello


Thiago de Mello, poeta amazonense e defensor da floresta, morreu nesta sexta-feira (14), aos 95 anos. Membro da Academia Amazonense de Letras, ele teve seus poemas traduzidos em mais de 30 idiomas e era apaixonado pela Amazônia e pela simplicidade da vida.


Thiago de Mello nasceu no município amazonense de Barreirinha. Dedicou a vida às palavras. Em 2018, recebeu o Destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, pelo conjunto da obra e por ser referência na literatura regional brasileira. Entre os poemas mais conhecidos estão “Silêncio e Palavra”, “A Lenda da Rosa” e “Os Estatutos do Homem”, onde sugere transformar terças cinzentas em manhãs de domingo.

"Ele formulou, conceituou, na sua poesia, uma Amazônia, e ele se colocou diante do mundo levando essa Amazônia para onde ele foi. À parte, tinha essa questão da sua luta pela liberdade", destaca o poeta Salgado Maranhão.

“Ele que saiu de Barreirinha, rompeu as barreiras do nosso estado, rompeu as barreiras do nosso país e levou a nossa cultura, a sua poesia para o mundo, tanto que está sendo reconhecido por autoridades da cultura ao redor de todo o país e ao redor de todo o mundo“, diz Marcos Apolo, secretário de Cultura/AM.

"Thiago de Mello é o poeta da luz, é o poeta da transparência, é o poeta dos compromissos grandes, maiores, humanitários, marcados pelo sentimento da justiça", define o escritor Marco Lucchesi.

O poeta Thiago era membro da Academia Amazonense de Letras. Seus poemas foram traduzidos em mais de 30 idiomas. Ele era um apaixonado pela Amazônia e também pela simplicidade da vida.

“Toda a obra dele é um testemunho dele, do poeta, sobre essa preocupação que ele tinha com a condição humana, sobretudo a preocupação que ele tinha com essa situação de injustiça que nós vivemos no nosso país e no mundo”, conta o escritor Tenório Telles.

O corpo do poeta será enterrado no sábado (15), em Manaus. Thiago de Mello deixa um legado imensurável para a cultura brasileira.

“Eu acho que essa é uma grande lição que o Thiago deixa é viver uma vida mais autêntica”, afirma a viúva Poliana Furtado Lima.

“O amor ninguém agradece, eu acabo de dizer para todos e é uma verdade muito profunda, e muito simples ao mesmo tempo. Como é que você vai agradecer amor? O amor a gente planta no peito, o amor floresce“, descreveu Thiago em uma entrevista.

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem