Turistas morrem em nevasca no Paquistão

Carros de turistas ficaram presos na neve na cidade montanhosa de Murree, no Paquistão, no dia 8 de janeiro de 2022 — Foto: PTV/Reuters


Um engarrafamento para acompanhar uma tempestade de neve no norte do Paquistão causou a morte de dezenas de turistas presos em seus veículos neste sábado (8).

As autoridades ainda atualizam o número de vítimas. Segundo a agência Associated Press, há 22 mortos. A France Presse fala em 21 mortos. A Reuters contabiliza 16.

A rara tempestade de neve na cidade montanhosa de Murree, localizada a 64 km da capital Islamabad, atraiu mais de 100 mil automóveis nos últimos dias para assistir ao evento. O enorme volume deixou cerca de 1 mil carros presos em uma estação da região.

O governo declarou estado de calamidade na cidade. Exército e forças paramilitares foram destacados para ajudar nas operações de resgate e as autoridades forneceram alojamento em escolas e prédios administrativos para aqueles que conseguiram sair das estradas engarrafadas.

“Pela primeira vez em 15 a 20 anos, esse grande número de turistas lotou Murree, o que criou uma grande crise”, disse o ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid Ahmed, em uma mensagem de vídeo.

O primeiro-ministro Imran Khan disse que ficou em choque com as "mortes trágicas" dos turistas. "Ordenamos a investigação e estabelecemos regras rígidas para garantir a prevenção de tais tragédias", disse Khan no Twitter.

A nevasca, que começou na noite de terça-feira (4), continuou em intervalos regulares, atraindo milhares de turistas. Na noite de sexta-feira (7), o governo havia anunciado o fechamento de todas as estradas que levam ao local para impedir o fluxo adicional de turistas.

Devido ao grande número de visitantes, muitas famílias acabaram ficando presas nas estradas. Segundo a AFP, a polícia informou que ao menos seis pessoas morreram congeladas. Ainda não se sabe se as outras vítimas morreram sufocadas após inalarem gases no engarrafamento.

"As mortes foram causadas por resfriado ou envenenamento por monóxido de carbono", disse Faheem Yonus, chefe de doenças infecciosas da Universidade de Maryland, UCH, em um tweet.

"O CO é inodoro, letal, se um carro parado for enterrado na neve, o escapamento bloqueado pode matar rapidamente os passageiros ao respirarem CO", disse.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem