Carnaval no ES: saiba o que as prefeituras decidiram sobre festas nas cidades




Foliões colorindo as ruas do Centro de Vitória durante desfile do bloco Amigos da Onça, em 2018 — Foto: Fernando Estevão/ TV Gazeta

Em meio ao crescimento do número de casos e óbitos por Covid-19 em comparação aos últimos meses de 2021, as festividades do Carnaval de 2022 foram canceladas ou serão realizadas de forma parcial em cidades do Espírito Santo.

Saiba, aqui, o que as prefeituras da Grande Vitória e de movimentados balneários do estado decidiram sobre as festas de Carnaval.

Vitória

Os tradicionais bloquinhos de rua serão proibidos na capital neste ano, além da circulação de ambulantes. A proibição consta em decreto, com vigência do dia 14 de fevereiro até o dia 14 de março. O desfile das escolas de samba, no Sambão do Povo, antes marcado para fevereiro, foi suspenso e acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de abril.

Vila Velha

Sem deixar claro a permissão ou não de blocos nas ruas do município durante período de Carnaval, a prefeitura de Vila Velha apenas informou que "A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Vila Velha está, através de um grupo de trabalho, estudando os projetos de atividades no carnaval. Lembrando que a execução deste planejamento depende do que preconiza os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco do Covid-19".

Serra

Em nota, a Prefeitura da Serra informou que blocos de rua estão proibidos no município. Festas particulares estão permitidas, desde que sigam as normas da matriz de risco do governo do Estado. Segundo o comunicado, comerciantes serão orientados a cumprir as normas e, em caso de reincidência, multas serão aplicadas.

Cariacica

Festas em vias públicas e blocos estão proibidos por decreto até o dia 6 de março em Cariacica. A norma entrou em vigência no dia 19 de fevereiro.

Guarapari

Em Guarapari, tradicional destino turístico no Espírito Santo durante o período os bloquinhos estão proibidos e a prefeitura não montou programação de festividades de Carnaval em 2022.

Anchieta

Eventos ou apresentações artísticas em espaços públicos e também em estabelecimentos privados como quisoques e bares, na cidade de Anchieta, Sul do ES, estão proibidos. Em Iriri, parte do balneário do município, hotéis e pousadas estão liberados a realizar eventos exclusivos para hóspedes.

Itapemirim, Piúma e Presidente Kennedy

Nos municípios de Itapemirim Piúma e Presidente Kennedy, também no Sul, festividades em espaços públicos e privados durante o período de Carnaval em 2022 estão proibidos.

Marataízes

A única cidade do litoral Sul do Espírito Santo a autorizar eventos públicos e em estabelecimentos privados foi Marataízes. De acordo com a prefeitura, esta decisão ainda pode mudar, já que o município entrou na classificação de risco moderado para a Covid-19 no novo Mapa de Risco divulgado pelo Governo do ES.

São Mateus

Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, é outro destino turístico tradicional no Espírito Santo durante o período de Carnaval. Em 2022, porém, as festividades nas ruas da cidade estão proibidas.

Linhares, Aracruz e Conceição da Barra

A exemplo de São Mateus, as prefeituras de Linhares, Aracruz e Conceição da Barra, também com agendas de Carnaval tradicionais no Norte capixaba, anunciaram o cancelamento das festas de Carnaval em 2022.

A não ser Presidente Kennedy, Piúma, Aracruz e Conceição da Barra, todos os outros municípios citados nesta matéria estão em risco moderado para a Covid-19, no Novo Mapa de Risco divulgado pelo Governo do ES nesta sexta-feira (18).

>> CARNAVAL: Governo do Espírito Santo decreta ponto facultativo


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem