Chuva: veja dicas de como limpar a casa após enchentes

Alagamento após chuvas em Viana, na Grande Vitória

Somadas a outros fatores como o lixo jogado nas ruas, bueiros entupidos e a ocupação irregular do solo, as enchentes decorrentes das chuvas fortes, provocam uma série de transtornos para a população. A inundação de casas, garagens de prédios e de lojas estão entre eles.

Então, o que fazer depois que o nível da água baixa deixando para trás sujeira e lama?

Segundo especialistas, a limpeza em caso de alagamento é fundamental para afastar o risco de infecções provenientes da água contaminada. A lama, por exemplo, é altamente infectante e pode ser encontrada aderida no chão, paredes, eletrodomésticos e móveis das residências atingidas.

Veja como retirar a lama residual sem correr o risco de se contaminar:

- Usando luvas e botas de borracha retire a lama das paredes, chão e móveis. Depois lave tudo usando uma solução de água sanitária para desinfetar o que foi atingido. Para um balde de 20 litros de água, misture 200 ml de água sanitária.

Outros pontos também devem ser avaliados e cuidadosamente desinfetados, entre eles o reservatório de água. A limpeza é necessária e a recomendação é a de que eles sejam esvaziados o quanto antes.

- Primeiro, faça a retirada de toda a água suja e os sedimentos da limpeza com panos, pás e baldes (se necessário). Deixe o fundo bem seco. Depois, deixe que a água entre no reservatório até ficar cheio e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Fique atento à capacidade da caixa d'´´agua, obedecendo as proporções corretas da mistura;

- Espere 30 minutos e abra as torneiras por alguns segundos. A água tratada com a solução vai entrar na tubulação doméstica;

- Feito isso, aguarde aproximadamente 4 horas para a desinfecção das tubulações e do reservatório;

- Abra novamente as torneiras e aproveitar a água para a limpeza em geral e não esqueça de usar luvas e botas!

Vale lembrar que alimentos como frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, queijos, embutidos, carnes ovos, pães e café, em contato com a água da enchente, devem ser descartados.

Saiba quais doenças podem ser transmitidas pela água das inundações

1) Diarreia: principais causadores da doença são vírus e bactérias que podem estar na água ou alimentos contaminados. Os sintomas são aumento no número de evacuações, fezes bem amolecidas ou liquidas. A desidratação, nesse caso, é bastante perigosa.

2) Leptospirose: é causada por uma bactéria presente na urina dos ratos. Normalmente se espalha pela água suja de enchente, lama e esgoto. A urina de outros animais contaminados pela bactéria (bois, porcos, cavalos e cães) também pode transmitir a doença. Em caso de febre, dor de cabeça, dores musculares, vômito, diarreia e tosse procure um serviço de saúde.

3) Hepatite A: é provocada pelo consumo de água e alimentos contaminados. Os principais sintomas são febre baixa constante, olhos e pele amarelados, fezes claras ou amareladas, urina escura, enjoos, tonturas e perda de apetite.

Fonte: Folha Vitória





Postagem Anterior Próxima Postagem