CRISE | Psicólogas explicam o que pode estar passando na mente de João Gomes


Na última quinta-feira (24/2), a coluna LeoDias conversou com o cantor sobre a tristeza que tem enfrentado pela pressão na rotina


As falas de João Gomes, de apenas 19 anos, em conversa com a coluna LeoDias na última quinta-feira (24/2) e a publicação feita em seu Instagram na última quarta-feira (23/2) repercutiram muito no meio artístico e entre seus fãs. O cantor revelou nas redes sociais que tem passado por momentos de tristeza com a pressão do trabalho e da rotina. Pensando nisso, a coluna LeoDias ouviu duas psicólogas para entender um pouco sobre como a rotina pesada de trabalho pode afetar o psicológicos dos artistas, em especial os mais jovens.

A psicóloga Andrea Vaz relata que a pressão de ser tão jovem e ao mesmo tempo ter muita influência pode resultar em um processo depressivo: “Imaturidade + fama + dinheiro: a fórmula certa para dar errado. É muito comum vermos jovens famosos, nacionais ou internacionais, que atingem o auge da fama e não sabem lidar com isso. Daí, recaem em um processo depressivo e, por conta da falta de estrutura psicológica, tendem a se afastar.”

João Gomes e sua mãe, Kátia GomesReprodução

Pressão financeira

Maria Rafart, também psicóloga, analisa que a pressão de ter muitas pessoas que dependem financeiramente do cantor, também pode influenciar neste processo: “A vida dos artistas é pontuada por competitividade e por pressões. Fazem de tudo para manter-se sempre em alta, com medo do esquecimento do público e o esgotamento da fama. Aproveitam as boas fases para fazer muitos shows, com agendas desgastantes. Têm uma equipe inteira e muitas vezes muitos membros da família para empregar e sustentar. A contínua alimentação das redes sociais também é desgastante. A lista de elementos estressores é gigante!”.

Rafart ressalta que a personalidade dos artistas também pode ser um fator que pode agravar a própria pressão: “Dependendo dos traços de personalidade do artista, como por exemplo, ser perfeccionista, ou até muito pessimista, os problemas psicológicos podem se agravar. A pressão física e psicológica é um terreno fértil para os transtornos mentais. Nosso organismo não foi feito para contínua pressão. E é daí que surgem, por exemplo, sintomas de ansiedade e depressão. Que podem ter picos em fases em que as agendas sejam mais apertadas ainda.”

Ela também ressalta que o indicado para lidar com tantos problemas é buscar a terapia e sempre aproveitar momentos de lazer e descanso: “Todos nós precisamos puxar o freio, um dia ou outro. Não há organismo que funcione bem sob pressão e tensão contínuas. O estresse contínuo é impossível de suportar. O descanso, o lazer e a tranquilidade podem não trazer dinheiro e fama, mas trarão saúde mental. Casos graves de burnout (caracterizada, principalmente, por sentimentos de exaustão e incapacidade diante do trabalho) podem levar ao afastamento definitivo das atividades profissionais, tal é o desgaste que o estado mental do indivíduo sofre. As soluções que a Psicologia indica são terapia, diminuição da carga de trabalho e alteração de rotinas, e até medicamentos, em alguns casos, para garantir uma boa qualidade de saúde psíquica.”

No caso de João Gomes, o artista percebeu a tempo que não estava bem o suficiente e tirou uns dias para cuidar de si próprio. Em entrevista exclusiva para esta coluna, o cantor disse: “Essa folga que eu tive foi o suficiente pra eu resgatar o motivo da minha alegria e esquecer um pouco essa pressão toda”.

Fonte: Metrópoles




Postagem Anterior Próxima Postagem