VÍDEOS: Chuva forte deixa 2 mortos e mais de 450 pessoas fora de casa no ES

Casa foi atingida por muro de universidade em Alegre e homem morreu — Foto: Reprodução/TV Gazeta


A chuva forte que vem atingindo o Espírito Santo nos últimos dias deixou dois mortos e pelo menos 479 pessoas fora de casa, sendo 424 desalojadas e 55 desabrigadas, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (18). As mortes foram registradas em Nova Venécia e Alegre.

Nas últimas 24h, a chuva foi mais forte no Norte do estado.

Em Alegre, o aposentado José Luiz Albani, ex-secretário de Agricultura da cidade, morreu soterrado dentro de casa após um muro desabar. Em Nova Venécia, um homem morreu após tentar tirar o carro de uma área inundada e ser arrastado pela água.

Aposentado José Luiz Albani, ex-secretário de Agricultura de Alegre, morreu após queda de muro — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Por conta da chuva, duas cidades capixabas foram classificadas com risco alto para a possibilidade de deslizamento de terra: Guaçuí e São Mateus.

Outros dez municípios receberam classificação de risco moderado: Ibiraçu, Montanha, Rio Bananal Aracruz, Cariacica, Santa Maria de Jetibá, João Neiva, Ibitirama, Ibatiba e Apiacá.

Segundo a Defesa Civil, as 424 pessoas desalojadas são de Alegre, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Nova Venécia e São Mateus. Os 55 desabrigados são de Linhares, São Mateus e Alegre.

Desalojado é a pessoa que precisou sair de casa temporariamente e pode ficar abrigada na residência de outras pessoas. O desabrigado é quem precisou sair de casa, pois perdeu o imóvel, não tem onde ficar e precisa ser levado para um abrigo providenciado pelo poder público.

Enxurrada de lama foi registrada em Alegre — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Benefícios do ICMS

O Governo do Espírito Santo vai conceder benefícios fiscais referentes à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas sediadas em Alegre.

Com isso, as empresas que recolhem o ICMS no município ficam isentas do imposto nas aquisições de equipamentos.

Da mesma forma, as empresas passam a ter 180 dias a mais para o pagamento do ICMS incidente sobre as operações ou prestações realizadas nos meses de fevereiro a abril de 2022. Por fim, também poderá ser feito o parcelamento referente às operações, que poderá ser recolhido em até seis parcelas mensais, sem quaisquer acréscimos de juros, multas ou demais acréscimos legais.

"Nós estamos solidários a todos os moradores e empresários atingidos pelas fortes chuvas. Sabemos que os empreendedores precisarão de ajuda para se reerguer e o começo dessa ajuda é a prorrogação do prazo das obrigações das empresas", disse o secretário estadual da Fazenda, Marcelo Altoé.

O tema ainda precisará ser debatido e aprovado pelos deputados estaduais antes de entrar em vigor.


Orientações para população de Alegre

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou uma série de atividades no município de Alegre para orientação da população e dos profissionais de Saúde. Um carro de som foi usado para que as informações chegassem até os moradores.

"Foram dadas informações sobre cuidados com contato com a água de enchente e lama potencialmente contaminada, sobre a importância de não consumir alimentos que tiveram contato com as enchentes, a necessidade de ferver a água antes de consumir, o cuidado com animais peçonhentos – como cobra, escorpião –, e manterem a atenção quando aos sintomas de doenças de veiculação hídrica, como febre e dor no corpo. Também orientamos sobre utilização de botas e luvas quando entrar em contato com a água ou lama", disse o superintendente regional de Saúde, Márcio Clayton.


Fonte: G1



VEJA TAMBÉM:




Postagem Anterior Próxima Postagem