Embaixador Richarlison festeja sucesso imediato do Nova Venécia, no primeiro ano de fundação

Nova Venécia FC

O Nova Venécia completa, nesta terça-feira, um ano de fundação e o embaixador Richarlison pode comemorar o primeiro capítulo desta história. Líder isolado do Campeonato Capixaba 2022 e disputando as competições nacionais, o Leão do Norte atendeu de forma consistente as expectativas do projeto.

Há muitas interrogações ainda sobre como se dará a continuidade do crescimento do time veneciano, mas o clube que tem o apoio do jogador do Everton-ING e da Seleção Brasileira mostra organização e sucesso esportivo.

A articulação para a criação do Nova Venécia envolve o sonho do atacante em jogar por um clube da cidade em que nasceu. Antes mesmo de conquistar a Série B do Campeonato Capixaba e a Copa Espírito Santo na última temporada, o Nova Venécia já tinha a identificação do povo veneciano.

Assisto a todos os jogos. Quando o horário bate com os meus jogos aqui, vejo pela internet e nas redes sociais depois. Mas estou sempre ligado no que acontece por lá.
— Richarlison, embaixador do Nova Venécia

Com o pai, Antônio Carlos Andrade, como presidente, o assessor Oswaldo Botrel, como diretor de comunicação e marketing, e o amigo de longa data Lucian Barros como diretor de futebol, o Leão do Norte de Richarlison celebrou grandes conquistas e ainda não sofreu com a falta de calendário.

Richarlison faz visita ao Nova Venécia — Foto: Arquivo Pessoal


O Leão do Norte tem ao seu favor um excelente retrospecto: 22 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas.

- Nova Venécia é uma cidade que respira futebol, já tem os campeonatos amadores tradicionais, mas há muito tempo não tinha um time disputando os campeonatos aí no Espírito Santo. Acho que esses dois fatores foram muito importantes pra esse carinho que as pessoas da cidade tiveram com o projeto desde o começo. Compraram a ideia e incentivam incondicionalmente - declarou Richarlison, em entrevista ao ge.


Dificuldades do início

Em sua estreia profissional, Nova Venécia vence o Sport-ES, pela Série B do Campeonato Capixaba 2021 — Foto: Thiago Félix

O Nova Venécia foi fundado no dia 22 de março de 2021 e foi filiado junto a Federação de Futebol (FES) no dia 27 de abril. Apesar de ter disputado e ter sido campeão da Série B do Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo em 2021, as categorias de base do Leão do Norte só estiveram presentes no Estadual Sub-20.

O desafio de estabelecer um novo clube na cidade de Nova Venécia significava o retorno de uma instituição após 15 anos, haja vista que o Veneciano foi extinto em 2005. O Leão do Norte só foi anunciar o primeiro nome do elenco no dia 19 de maio, com a chegada do técnico Cássio Barros. O primeiro jogador foi Badinho, ex-Veneciano, anunciado dois dias depois.

- É porque a gente só vê o resultado. Mas tem todo um trabalho pra pensar em cada detalhe e isso foi tudo muito organizado para que o time conseguisse chegar forte. Acho que o maior desafio no começo foi o pouco tempo que o time teve pra formalizar tudo e sair do papel. Depois as coisas começaram a fluir bem e tivemos os títulos da Série B e da Copa ES. Mas por trás dessas conquistas tem muito trabalho e muita gente capacitada.

Sucesso imediato

Nova Venécia x Rio Branco VN, Copa Espírito Santo 2021 — Foto: David Regis

Com Richarlison como embaixador, o Leão do Norte atraiu os holofotes desde primeira apresentação na Série B do Campeonato Capixaba, a vitória por 3 a 2 sobre o Sport-ES, no Kleber Andrade. E o clube veneciano não deixou dúvidas ao se classificar para a fase mata-mata com antecedência e, posteriormente, conquistar o título da Segundona.

O sucesso imediato foi potencializado pelo fato de 10 dos 11 jogadores que entraram em campo na primeira partida da história do Nova Venécia ainda estarem no elenco atual, o que também contribuiu para o título da Copa Espírito Santo 2021.

De acordo com Richarlison, ele não sabe decidir qual é o melhor momento da curta história do Leão do Norte.

- Acho que os dois títulos. O Nova Venécia era um time estreante jogando contra um monte de equipes tradicionais e não sentiu esse peso. Prova de que a organização e o planejamento da equipe são tão importantes quanto a tradição e o peso da camisa. Eu torci e vibrei muito com as duas conquistas, porque vi todo o trabalho do dia a dia do meu pai, do Lucian e todos no clube para que essas conquistas acontecessem.

O título da Copa Espírito Santo 2021

Pinheiros x Nova Venécia, Copa Espírito Santo 2021 — Foto: David Regis

Nos números, o Nova Venécia foi a melhor equipe capixaba da temporada 2021. Das 23 partidas disputadas dentro do Espírito Santo, o Leão do Norte venceu 15, empatou sete e perdeu apenas uma vez. Ou seja, um aproveitamento de 75,36%.

Já com o objetivo de conseguir o acesso a elite capixaba concluído, o Nova Venécia a conquista da Copinha colocou a "cereja no bolo" e deu ao time veneciano as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro, para a Copa do Brasil e para a Copa Verde em 2022.

- Um dia ruim pode tirar uma classificação ou um título de uma equipe que está em melhor momento do que a outra. Mas o trabalho foi muito bem feito e sabíamos que tínhamos capacidade de chegar longe nessas competições. Fizemos campanhas muito boas até aqui e a equipe mostrou que, além da parte técnica que é excelente, também tem organização, garra e espírito de luta. Tudo isso fez com que o Nova Venécia pudesse chegar a esse título e à classificação para as competições nacionais que vai disputar esse ano - declarou o atacante do Everton.

Visibilidade Nacional

Nova Venécia 2x1 Ferroviário, Copa do Brasil 2022 — Foto: Thiago Félix

Não precisou de um ano e o Nova Venécia já estava na Copa do Brasil. Pior posicionado no Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o time veneciano tinha a obrigação de vencer o tradicional Ferroviário, do Ceará e conseguiu vencer por 2 a 1, mesmo saindo atrás no marcador.

A caminho da segunda fase da Copa do Brasil e, portanto, a primeira partida de sua história fora do estado do Espírito Santo, o Nova Venécia assumiu a liderança do Campeonato Capixaba 2022. No entanto, pela segunda fase da competição nacional, o Leão do Norte perdeu para o Atlético-GO e se despediu da competição. Apesar do desfecho com a eliminação, Richarlison viu o time jogando de igual para igual contra um clube de Série A.

- Muito bem organizado e brigador. No jogo com o Ferroviário saiu atrás, precisava virar a partida e conseguiu. Teve paciência e sabedoria para reagir. Contra o Atlético Goianiense, mesmo quando o placar estava desfavorável, a equipe não se apequenou e brigou até o fim pelo empate, ainda que o adversário fosse um time de Série A. São coisas que mostram que o clube está no caminho certo.

Futuro do Espírito Santo

Nova Venécia 1x0 Desportiva, Campeonato Capixaba 2022a — Foto: Samuel Gomes

Atualmente, o time que tem o atacante Richarlison como embaixador é o primeiro colocado do Campeonato Capixaba 2022 e tem garantida o posto de líder isolado da primeira fase do estadual. Já no próximo mês, o Nova Venécia estreia pela Série D do Brasileiro.

Como o próprio apelido já diz, o time veneciano é o Leão do Norte, por estar localizado no noroeste do Espírito Santo. O jogador capixaba falou sobre o clube abraçar todo o estado.

- O trabalho tem sido feito para que o time se torne um orgulho, representando bem nosso estado em competições nacionais e voltando a dar esse gosto ao nosso povo de ver um representante seu brigar de igual para igual com grande equipes do Brasil. Isso a gente já vê refletido no número de sócios e no número de seguidores nas redes sociais, que é cada vez maior. Além disso, vem investindo na estrutura, no bem estar dos jogadores, na comunicação e na base, para que seja algo duradouro e que seja sustentável desde o início. É um projeto que vai honrar o Espírito Santo - finalizou o atacante da Seleção Brasileira.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem