Entenda como será a ajuda da 777 para o Vasco reforçar o elenco

Vasco e 777 conversam sobre compra de futebol vascaíno Foto: Foto: Rafael Ribeiro / Vasco / Agência O Globo

A comitiva da 777 Partners voltou para Miami (EUA) domingo, depois do clássico entre Vasco e Flamengo, e deixou em São Januário a promessa de que ajudará ativamente o time na contratação de reforços para a disputa da Série B.

Juan Arciniegas, diretor executivo do grupo, é quem manterá contato estreito com o departamento de futebol vascaíno. A primeira ajuda acessível ao cruz-maltino será de material humano e tecnológico. Toda a equipe de mapeamento de jogadores e scout do Genoa, time italiano que pertence à 777, deve ser mobilizada para encontrar boas opções de reforços no mercado, que se encaixem nas necessidades financeiras e técnicas do Vasco.

Os gastos não serão elevados para o patamar de jogadores de primeira divisão no Brasil. A ideia é respeitar a realidade do futebol vascaíno, de Série B, mas dentro desse contexto aumentar o nível dos reforços. As posições carentes que o departamento de futebol apontou para a 777 foram as laterais, o meio de campo de criação e os atacantes de velocidade.

Outra maneira que a 777 Partners terá para ajudar o Vasco a reforçar o elenco será o aval para que parte dos R$ 70 milhões que foram emprestados ao clube sejam destinados para o aumento da folha salarial do futebol, o que abrirá espaço para a vinda de jogadores.

Inicialmente, o dinheiro seria usado apenas para o custeio das despesas do clube no atual patamar. A diretoria inclusive está disposta a segurar cerca de metade do valor no caixa para utilizá-lo como pagamento de uma parte do empréstimo, caso a aprovação da SAF não avance internamente. Dependendo de como a aprovação do texto estatutário que permite a criação de uma sociedade anônima de futebol acontecer no Conselho Deliberativo e na Assembleia Geral, o Vasco deve se sentir mais confortável para utilizar o valor na contratação de reforços.

Tempo curto para contratações

Isso não poderá demorar muito tempo. O Vasco espera contratar jogadores com a chancela da 777 ainda na atual janela de transferências, que fecha dia 12 de abril.

A Série B está prevista para começar dia 9, o que faz com que esses reforços, caso sejam contratados, consigam impactar o elenco bem no começo da competição.

Nos planos da diretoria, o processo de criação da SAF e venda para a 777 Partners deve ser finalizado a tempo da reabertura da janela, em julho. Neste cenário, o futebol vascaíno já teria mais R$ 120 milhões em investimentos na conta disponíveis para, caso seja necessário, consiga ir ao mercado atrás de novos nomes para o segundo turno da Série B.

Zé Ricardo prestigiado

O alcance das mudanças sob responsabilidade da 777 será restrito, enquanto a SAF não tiver efetivamente sido criada e vendida. Decisões mais profundas quanto ao departamento de futebol seguirão sob responsabilidade do presidente Jorge Salgado. O que inclui a continuidade do trabalho do técnico Zé Ricardo.

Internamente, o treinador é avaliado positivamente. Ele atingiu metas estabelecidas no começo do ano, como o alcance de uma campanha melhor no Carioca, em comparação com 2021. De fato, o time terminou em terceiro na Taça Guanabara, enquanto foi quinto ano passado.

Além disso, o desempenho nas três partidas contra o Flamengo agradou. A diretoria reconhece a diferença de investimento nos dois elencos e entende que o cruz-maltino conseguiu ser competitivo e fazer jogos duros nas três derrotas.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem