Estado lança plataforma para fomentar melhores práticas em meio ambiente, responsabilidade social e governança


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (18), o lançamento do Portal ESG ES. A sigla “ESG” – Environmental, Social e Governance – se refere às melhores práticas em responsabilidade ambiental, social e em governança de uma instituição. O anúncio foi realizado durante o III Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance, que acontece em Vitória, com o apoio institucional da Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

Com a publicação do Portal ESG ES, o Governo do Espírito Santo reafirma o seu compromisso com essa temática, que envolve, entre outros valores, a priorização da transparência e do combate à corrupção. O Portal pode ser acessado no endereço https://portalesg.es.gov.br/. A página traz todos os projetos estratégicos do Governo classificados na Agenda ESG. Ao adotar essa agenda, as empresas e o poder público entendem quais os seus impactos na sociedade e se comprometem a adotar as melhores práticas de gestão na tomada de decisões.

Para a classificação, foram utilizados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

“O tema ESG já está presente em muitas empresas, que já adotam essa prática em sua gestão, e a administração pública precisa estar atenta a isso. O Portal ESG ES é uma forma de fazer o lançamento de todas as nossas iniciativas, de realizar o acompanhamento e também dar à sociedade a oportunidade de nos acompanhar. É isso que estamos fazendo na gestão da pandemia, por exemplo”, afirmou Casagrande.

O governador ressaltou que o Espírito Santo é o primeiro colocado em transparência no Brasil e também na aplicação dos recursos públicos para o combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Temos várias iniciativas importantes nesta agenda. Aderimos à campanha Race to Zero, da ONU, e estamos elaborando o nosso Plano de Neutralidade de Carbono”, destacou.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que o Estado deu o pontapé inicial na pauta ESG. “Estamos lançando um Portal em que a declaração ESG do Estado é dada, inventariando todos os mais de 300 projetos estratégicos do Estado à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos em um momento em que o mundo privado e as instituições públicas buscam o crescimento e o aprendizado nesta área. Estamos criando um dever de casa para colocarmos a mão na massa. A gestão pública tem o papel fundamental de fomentar as bases desta cultura”, explicou Edmar Camata.

O trabalho foi realizado em parceria entre a Secont, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). O objetivo é fomentar a adoção da Agenda ESG no Estado, tanto por parte das instituições públicas quanto pelas empresas.

Sobre o Fórum

O III Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance é um espaço de debates, de geração de ideias e de construção de iniciativas que possam contribuir para a criação e consolidação de iniciativas inovadoras, além do compartilhamento de experiências, com vistas ao aprimoramento de compliance, gestão de riscos e modelos de governança. O tema deste ano é “GRC e o Mundo na Perspectiva ESG”.

A programação segue até o final da tarde desta sexta-feira, reunindo lideranças do Estado e palestrantes de renome nacional, visando ao debate, à geração de ideias, networking e à construção de iniciativas inovadoras.

Também participam os secretários de Estado Álvaro Duboc (Governo) e Marcelo Altoé (Fazenda); o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; o secretário-geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), promotor de Justiça Francisco Berdeal; o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle; e o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Coelho.

A primeira palestrante será a empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho do gigante do varejo, Magazine Luiza, com a palestra “Quem não entrar no ESG não tem mais valor no mercado”.  No final da tarde, o secretário Edmar Camata fará a moderação no Painel “ESG: A Agenda que Faltava na Gestão Pública”, que terá a participação de Aline Oliveira, líder de Mensuração e Avaliação de Impacto da Seall, e Lucas Cepeda, coordenador de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP).

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem