Filhote de gato ameaçado de extinção morre após cirurgia



A fêmea filhote de gato-maracajá teve a pata quebrada após ser abandonada pela mãe e atacada por cães domésticos no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.

Ela havia sido resgatada no último fim de semana e, nesta quinta-feira (17), passou por uma cirurgia em um hospital veterinário particular na Praia do Canto, em Vitória.

Segundo a equipe médica, o procedimento foi realizado com sucesso. No entanto, no pós-operatório, a filhote teve reações à anestesia e quatro paradas cardiorrespiratórias. Ela não resistiu e acabou morrendo.

O resgate foi realizado, no último sábado (12), pela Polícia Ambiental, que levou a filhote para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Iema. No local, foi constatado uma grave fratura no fêmur do animal.

A filhote foi conduzida para o hospital em Vitória. Durante a cirurgia, foi colocada uma placa e parafusos de titânio para estabilizar a fratura. Após a recuperação, ela iria ser treinada para caçar e poderia retornar à natureza.

Espécie está ameaçada de extinção

A espécie Leopardus wiedii, como é conhecida cientificamente, está na lista do das espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente.

Assim como outros felinos, ela quase desapareceu da natureza por conta da caça ilegal. O animal prefere viver na Mata Atlântica e em ambientes de vegetação fechada.

Por mais fofo que pareça, o animal silvestre é muito diferente do doméstico, e ao se deparar com uma espécie saudável, a recomendação dos especialistas é para que as pessoas não se aproxime e nem os alimente. Se estiver ferido, a polícia ambiental deve ser acionada.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem