Máscaras deixam de ser obrigatórias em locais abertos em 77 das 78 cidades do ES



A partir desta segunda-feira (14) o uso de máscaras não será mais exigido em lugares abertos nas cidades do Espírito Santo classificadas em riscos baixo ou muito baixo para a transmissão da Covid-19. A exigência do uso das máscaras continuará para locais fechados.

A flexibilização foi anunciada na sexta (11) pelo governo estadual.

Segundo o governo, a medida está sendo tomada devido ao baixo índice de transmissão, de casos e de mortes provocadas pela Covid-19 no estado.

Nesta semana, a única cidade capixaba que não está nessas classificações é Cachoeiro de Itapemirim, que está em risco moderado para a doença. Os outros 77 municípios do estado estão em riscos baixo e muito baixo.

Apesar da flexibilização, as pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscara em todos os ambientes, segundo o governo, além de fazer o teste para detecção da Covid-19.

Baixo risco

A classificação das cidades é feita conforme o mapa de risco, atualizado semanalmente pelo governo estadual.

Moradores de cidades com risco moderado, alto ou extremo para a Covid-19 deverão continuar usando máscaras em todos os ambientes, mas não há municípios nessas classificações atualmente.

Volta do risco muito baixo

A classificação de risco muito baixo para a Covid-19, que havia sido excluída da matriz de risco do Espírito Santo durante o período de aumento dos casos, voltou a fazer parte dela a partir de segunda.

Segundo essa classificação, as cidades do estado são divididas em 10 microrregiões. Para alcançar o risco muito baixo é preciso atingir os seguintes percentuais de vacinação:
  • 80% da população adulta com a primeira e a segunda doses ou dose única
  • 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose
  • 90% da população idosa com a dose de reforço

Nas microrregiões classificadas em risco muito baixo, o uso da máscara não é exigido em lugar algum, é apenas recomendado, sendo obrigatório apenas para pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal.

Fonte: g1


Postagem Anterior Próxima Postagem