POLICIAL é preso em BSF por falsificação de dinheiro e documentos públicos

Dinheiro falso foi apreendido na casa de PM reformado — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Prisão aconteceu nesta terça-feira (22), em Barra de São Francisco. Policiais civis também encontraram documentos falsos na casa do homem.

Um soldado reformado da Polícia Militar foi flagrado com dinheiro falso, além de três armas de fogo sem registro e de documentos falsos dentro de sua casa, na manhã desta terça-feira (22), em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo.

O nome do homem, de 49 anos, não foi divulgado. De acordo com a Polícia Militar, o soldado reformado atuou na instituição entre os anos de 1992 e 2003. A partir daí ele foi afastado definitivamente do trabalho por problemas psicológicos.

A Polícia Civil chegou até a casa dele após uma investigação que durou cerca de dois anos. De acordo com o delegado Leonardo Foratini Dutra, as buscas tiveram início quando várias pessoas passaram a registrar denúncias de que teriam recebido dinheiro falso de comerciantes na região.

Na semana passada, o suspeito foi identificado e um mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça para que a polícia fosse até a casa dele.

"Encontramos vários objetos, moedas falsas já impressas, faltando só serem cortadas para serem utilizadas. Encontramos também diversos dispositivos eletrônicos, vários notebooks, aparelhos celular, três armas de fogo, munição de vários calibres, RGs falsificados, inclusive RGs de militares", detalhou o delegado.


Armas sem registro foram encontradas na casa de PM reformado — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Dutra explicou que o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e falsificação de documentos públicos.

Quanto às cédulas falsas, as investigações continuarão, inclusive com a atuação da perícia, para que a Polícia Civil decida se o soldado reformado responderá pelo crime de estelionato ou pelo crime de moeda falsa. Neste segundo caso, a investigação passaria a ser conduzida pela Polícia Federal, por tratar-se de um crime federal.

Há também a possibilidade de que o soldado seja indiciado pelo crime de receptação, já que a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o suspeito também receba bens roubados e furtados na região.

Documentos falsos foram achados na casa de PM reformado — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Processo administrativo

De acordo com o capitão Prates, da Polícia Militar, o caso será encaminhado à Corregedoria da PM, que avaliará se o preso aproveitou-se de sua condição de soldado reformado para praticar os crimes.

"Caso seja comprovada a relação de causa e efeito e também a depender das condições psicológicas e psiquiátricas desse soldado, pode acontecer de ele perder a condição de soldado reformado. Ele teria a carteira de policial reformado recolhida, e isso faria também com que ele não possa ter mais o porte de arma e se valesse das prerrogativas de polícia militar do Espírito Santo", disse.

O policial será encaminhado ao quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Vitória.

Fonte: G1 ES




Postagem Anterior Próxima Postagem