VÍDEO: Mulher diz que olho 'pulou para fora' após força no parto; isso é possível?


A norte-americana Bethany Collins, de 23 anos, compartilhou no TikTok que o seu olho esquerdo "pulou para fora" após fazer muita força durante o trabalho de parto. "Meu médico disse: 'Uau, eu nunca vi isso acontecer antes'", contou.

Isso pode de fato acontecer, mas é uma condição muito rara e grávidas não precisam temer o parto por receio da situação, tranquiliza o médico oftalmologista César Motta.

O quadro é decorrente de um hematoma orbitário espontâneo, que ocorre após o rompimento de um vaso atrás do olho. Com isso, o acúmulo de sangue empurra o globo ocular para a frente, processo conhecido como exoftalmia ou proptose.

"O vaso estoura por um esforço muito grande. Algo que aumenta a pressão na região abdominal aumenta também a pressão dos vasos sanguíneos e por alguma fragilidade pode gerar esse sangramento", explica Motta, da comissão SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia) Jovem.

De acordo com o especialista, as ocorrências mais comuns estão associados a traumas — batidas na região, por exemplo. Mas também há relação com esforços excessivos, como exercícios físicos pesados e o próprio parto. Por ser nos vasos, em geral, o quadro atinge pessoas que tenham alguma alteração vascular.

O diagnóstico é clínico, observando a aparência do olho e o hematoma que costuma se formar na pálpebra. É necessário fazer tomografia para avaliar a quantidade de sangue acumulada, pois é esse volume que vai determinar as intervenções necessárias — além de modular a intensidade de dor.

Bethany Collins contou que após seis semanas o seu olho retomou a aparência, sem compartilhar detalhes do tratamento. Segundo Motta, buscar ajuda médica rápido é essencial para evitar complicações que podem levar à perda da visão.

Veja abaixo o vídeo em que a norte-americana compartilha os registros de seu olho após o parto:

@clydestinks69 My doctor said, “wow, I’ve never seen this happen before! 🧐🤨” but now I have miss Phoebe 💗 & yes, my eye went back 6 weeks later 🥳 #greenscreen #fyp #babiesoftiktok #pregnanttiktok #pregnant ♬ original sound - 🍄

Fonte: Uol


Postagem Anterior Próxima Postagem