VÍDEO | Surto em condomínios: moradores criam galinhas para tentar espantar escorpiões

Foto: Reprodução TV Vitória

Os moradores de condomínios que ficam no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, estão preocupados com a grande quantidade de escorpiões que apareceram na região. Para tentar espantar os aracnídeos, e assim evitar ser picados, os moradores recorreram até para galinhas, predadora dos escorpiões.

Os escorpiões apareceram no pátio, no corredor e até dentro dos apartamentos. Há vários meses os moradores convivem com essa situação. Ilma de Souza contou que a maior preocupação dela é com os bisnetos, de 1 e 2 anos.

"O meu bisneto fica: "o bicho, o bicho". Quando eu fui ver, achei um escorpião. Fiquei pensando: "e se ele leva a mão no escorpião, é picado. O que vai acontecer?", desabafou.

Para quem mora no primeiro andar, como a Mariana Palhano, o cuidado precisa ser redobrado.

"Esses animais rasteiros, como o escorpião, barata, no térreo é mais tenso. Aqui está uma infestação tão grande que já aconteceu de aparecer no quarto andar, que é o mais alto do condomínio", disse.

De acordo com a síndica do condomínio onde elas moram, os animais começaram a aparecer em 2020, mas o problema aumentou durante o verão. Algumas intervenções foram feitas, como por exemplo, a concretagem do piso no entorno dos prédios.

Todos os espaços ainda passam por dedetização periodicamente. Somente neste mês já foram duas, mas a situação pouco melhora.

A administração do condomínio disse que equipe de zoonoses da Serra já esteve no local, no entanto, não pode entrar no condomínio por ser um espaço privado. Já a equipe de limpeza do município é acionada com frequência para limpar as ruas do entorno, que vivem cheia de mato.

"Esses animais podem estar passando pela rede elétrica ou hidráulica. A gente quer que essa rua seja pavimentada", disse a sindica Ana Cristina de Moraes.


Moradores recorrem a galinha para tentar espantar escorpiões

Um outro condomínio da região está passando pelo mesmo problema. Cansados e com medo dos escorpiões, os moradores apostaram em "galinhas" como uma possível tentativa de solução.

"Consegui pesquisar, obter informações que em outros estados e até em cemitérios, que colocar galinha d'angola ajuda. É um custo bem baixo para o condomínio", destacou.

O que pode ter provocado o problema?

A Secretaria de Saúde da Serra disse que as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde já foram acionadas diversas vezes para ir ao local. A última visita aconteceu em 28 de janeiro deste ano.

Segundo a pasta, antes da construção do condomínio, o local era uma área verde e, provavelmente, já existia essa espécie de escorpião habitando na região. Por ser um animal de fácil adaptação e que se alimenta de outros insetos, principalmente baratas, os condomínios podem ter se tornado propício para a proliferação dos aracnídeos.

A secretaria disse ainda que não se utiliza produtos químicos no local, como forma de controle, pois não há evidência de sua efetividade.

Para tentar minimizar a situação, a prefeitura da Serra disse que pretende fazer o projeto de pavimentação da rua ao entorno dos condomínios, que frequentemente ficam cheio de mato, como foi solicitado pelos moradores.

Quais os riscos e o que fazer se for picado?

A picada de escorpião, se não tratada corretamente, pode até mesmo levar a morte. Por isso, é preciso sempre ficar atento e tomar os cuidados necessários, como lembra o biólogo Felipe Melo.

"A espécie que mais causa acidentes com crianças e também com adultos, é justamente o escorpião amarelo, que aparentemente é o que aparece no município da Serra. A ação mais eficiente para o controle é chamada de manejo ambiental. É a limpeza, o fechamento de frestas, condicionamento de lixo em sacos plásticos, limpar terrenos baldios", pontuou.

Em caso de picada de qualquer animal peçonhento, com sintomas clínicos leves, a secretaria de Saúde do Estado (Sesa) orienta a população a ligar para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica, no telefone 0800 283 9904, para receber as orientações necessárias.

Já quem apresenta sintomas graves, deve procurar atendimento nas unidades de pronto atendimento.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem