Aracruz é o quarto município a receber Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Governo do Estado


O governador Renato Casagrande inaugurou, nesta quinta-feira (07), o quarto Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Governo do Estado. Principal projeto do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o CRJ Aracruz é um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos fazerem gratuitamente cursos e oficinas para geração de renda. Conta ainda com espaços para trabalhos coletivos ou estudo e laboratório criativo. O CRJ ofertará auxílio-transporte, passeios, entre outros.

Casagrande destacou a união dos vários setores sociais para a realização dessa iniciativa. “É importante termos uma integração do CRJ com a Prefeitura, com a Associação dos Amigos da Justiça, com a Defensoria Pública, com o Ministério Público, com as aldeias indígenas, com a Câmara de Vereadores e todos os demais órgãos. Essa integração produz uma energia positiva e resultados muito bons. Vamos integrar os 14 CRJs que teremos no Estado. Levar as turmas de lá para cá e daqui para lá. Integrar a juventude para tensionar esse jovem a virem para as oportunidades”, disse.

O governador lembrou ainda o papel dos CRJ na oferta de caminhos para que as juventudes busquem um futuro melhor. “Os jovens costumam ser aliciados pelo crime, mas temos que atraí-los para o mundo das oportunidades, e o CRJ é esse ponto de política de apoio à juventude. Informar a juventude dessas oportunidades, e muitos não sabem onde buscar informação. Temos que ir orientando, pois o CRJ é um foco que vai irradiar oportunidades aos nossos jovens”, apontou.

Com mais de mil metros quadrados, o CRJ Aracruz é o maior em tamanho entre os três CRJs em funcionamento no Estado.  O Centro vai oferecer gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, sala de informática, passeios e acompanhamento de equipe interdisciplinar. O espaço está localizado na Rua Quintino Loureiro, n.º 234, no Centro de Aracruz. O imóvel cedido pela Prefeitura tem três pavimentos, com salas multiuso, de dança, espaços de convivência, laboratório de informática, espaço para a prática de esportes e teatro anexo, com capacidade para 300 pessoas.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que o projeto dos CRJs está sendo desenvolvido com metodologia específica, diferenciada no Brasil. “Vamos entregar 14 Centros de Referência para as Juventudes, e junto com eles, uma política de juventude estruturada e que merece ser continuada, porque é uma política que salva vidas e transforma realidades. Não é fácil, por exemplo, construir um Plano Estadual de Juventudes. Não é fácil criar um Fundo para as juventudes, mas tudo isso foi criado neste Governo e hoje temos o maior investimento em políticas de juventude que esse Estado já teve. Os CRJs são espaços feitos para as juventudes, independentemente de orientação sexual, etnia ou raça”, ressaltou.

O secretário de Estado de Governo, Álvaro Duboc, que atua como coordenador estadual do Estado Presente em Defesa da Vida, explicou como funciona o programa de Governo no qual o CRJ está inserido.  “No Espírito Santo, trabalhamos no enfrentamento à violência e à criminalidade, atuando em dois eixos: um de proteção policial, com ações das nossas forças policiais e a parceria dos demais Poderes e órgãos que compõem o sistema de justiça criminal; e outro de proteção social, com ações que envolvem um conjunto de possibilidades, de educação, cultura, esportes, empreendedorismo, ofertadas à juventude, especialmente, a residente nos territórios de maior vulnerabilidade social”, explicou.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, falou sobre a função do CRJ de fortalecer o protagonismo juvenil no Estado. “O CRJ vem como uma oportunidade para os nossos jovens ocuparem esse espaço com cultura, lazer, dança, música e poesia. Nossa juventude luta e, junto com o Governo do Estado, está trazendo conquistas históricas para os territórios. Quero parabenizar toda a equipe de governo, envolvida na implantação do Estado Presente, por deixarmos esse legado de políticas públicas que vão garantir serviços inéditos no Espírito Santo, apostando na potência dos jovens capixabas. Nossas ações, dentro desse programa em defesa da vida é para melhorar a vida das pessoas com a prestação de um serviço mais adequado a todos”, observou.

O vice-prefeito de Aracruz, Beto Vieira, representou o prefeito Dr. Coutinho no evento, que passou por um procedimento médico. Ele agradeceu pela parceria entre Estado e o Município. “Hoje é um dia especial para Aracruz e para os nossos jovens, que recebem um espaço totalmente dedicado a eles. Um local que vem para promover muita cultura e a possibilidade de uma vida melhor para os aracruzenses que irão fazer uso desse Centro de Referência das Juventudes. Investir nos jovens, com os serviços que serão ofertados, é prepará-los para um futuro promissor. É fazer valer a garantia dos direitos dos jovens. O CRJ vai nos ajudar a impulsionar, por meio das atividades que serão realizadas, a cultura do nosso município”, frisou.

A gerente de Políticas para as Juventudes da SEDH, Fabrícia Barbosa, defendeu a importância dos investimentos no Espírito Santo em comparação ao cenário nacional.  “Com mais essa inauguração, o Governo do Estado avança historicamente consolidando uma política pública. Enquanto vemos a política para as juventudes sendo enfraquecida em nível nacional, no Espírito Santo temos investimentos, garantia de direitos humanos, espaço de fala para as juventudes, empoderamento e agora a garantia desses equipamentos. Estamos no quarto CRJ, e vamos entregar os 14 que estão planejados”, asseverou.

O cacique Marcelo, da aldeia Guarani Nova Esperança, de Aracruz, destacou a importância do acolhimento dos jovens indígenas no espaço, mantendo as tradições. “Um espaço como esse ajuda a dar um passo muito importante para o nosso futuro, fazendo o acompanhamento da juventude. Temos uma preocupação muito grande com nossos jovens, não somente os que estão nas periferias, também com os nossos jovens indígenas. Muitas coisas ruins já estão entrando na realidade das nossas aldeias e não queremos que nossos jovens se percam em caminhos ruins. Queremos que continuem no caminho do bem, mantendo a sua cultura, sua tradição e continuando a aprender com os mais velhos. Ficamos muito felizes em sermos acolhidos no CRJ Aracruz”, relatou.

Parceria

O CRJ Aracruz é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, definida após ampla seleção pública. Neste projeto, o Governo do Estado também é parceiro da Prefeitura de Aracruz, que cedeu o imóvel para a implantação desta política pública.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano. Três CRJ estão em funcionamento: Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; e Cachoeiro de Itapemirim. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Linhares, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Serviço: 
Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Local: Rua Quintino Loureiro, 234, Centro, Aracruz.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem