Deslizamento de terra mata cinco pessoas em Angra dos Reis; 6 estão desaparecidas

Deslizamento atinge casas e deixa moradores soterrados em Angra dos Reis — Foto: Reprodução/Redes sociais

Cinco pessoas morreram e pelo menos outras seis estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu casas no bairro Monsuaba, em Angra dos Reis (RJ), na madrugada deste sábado (2). As informações foram confirmadas em um boletim divulgado pela prefeitura.

Os corpos encontrados soterrados são:
  • Menina, 4 anos
  • Criança, 9 anos
  • Criança, 11 anos
  • Adulto, 35 anos
  • Adulto, 60 anos

As idades informadas pela prefeitura são aproximadas, já que as vítimas ainda não foram identificadas.

Os imóveis atingidos ficam na Rua Francisco Cesário Alvim. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital Municipal da Japuíba.

Seis grupamentos do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil da cidade trabalham nas buscas pelos desaparecidos.

Equipes trabalham nas buscas por desaparecidos neste sábado — Foto: Cássia Carioca/TV Rio Sul

O deslizamento foi provocado por um grande volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, foram registrados 655 mm de chuva no continente e 592 mm na Ilha Grande.

Segundo a prefeitura, esta é a maior chuva da história de Angra dos Reis. Por conta dos transtornos, foi decretado estado de calamidade pública no município.

Equipes trabalhando nas buscas por desaparecidos — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Equipes da Defesa Civil, com a ajuda de profissionais de diferentes áreas da prefeitura, estão nas ruas prestando apoio à população. Todas as 28 sirenes do sistema de alerta da cidade para deslizamentos e alagamentos soaram durante esta madrugada.

"Estamos em alerta máximo. Pedimos aos moradores das áreas de risco que sigam para os pontos de apoio. O risco de deslizamento é iminente" , disse a Defesa Civil.

Local onde o desabamento atingiu as casas no bairro Monsuaba — Foto: Reprodução/Redes sociais

Ilha Grande

Na Ilha Grande, as comunidades mais afetadas foram as de Araçatiba, Vermelha, Provetá e Aventureiro. Na Praia Vermelha e no Provetá, ocorreram deslizamentos de terra e blocos de pedra. A Praia de Itaguaçu, ao lado da praia Vermelha, foi praticamente soterrada.

Houve registro de deslizamento também no Aventureiro e na Vila do Abraão. Os moradores do Abraão que precisaram deixar suas casas foram encaminhados para a Casa de Cultura e para a sede do Parque Estadual da Ilha Grande.

Situação dos desabrigados

A prefeitura de Angra dos Reis está disponibilizando abrigos para as pessoas que precisam deixar suas casas. No momento, 49 pessoas encontram-se em abrigos, localizados em unidades da rede municipal, recebendo apoio da secretaria de Educação e da Assistência Social. Todas as escolas da rede estão mobilizadas e prontas para atender à população, de acordo com as necessidades indicadas pela Defesa Civil.

Linha 192 do Samu apresenta problema

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis disponibilizou cinco telefones para atender aos chamados dos moradores. Isso porque o telefone 192 do Samu apresentou problemas neste sábado. Quem precisar acionar o serviço de emergência, pode ligar para:
(24) 3365-7082
(24) 3365-1698
(24) 3368-5338
(24) 3368-5214
(24) 3368-5147

Condições das estradas

Deslizamentos de terra ocasionaram a obstrução total da BR-101 no sentido Rio de Janeiro - nos trechos dos Km 447, Km 460 e Km 464. O trânsito na RJ-155 flui em apenas uma das pistas, na na altura dos túneis.

Transporte público


O transporte público está operando com intervalos maiores nas seguintes linhas: 207 (Japuíba), T20 (Parque Mambucaba), T21 (Frade), 203 (Serra d´Água), 206 (Banqueta), 208 (Belém), 221 (Nova Angra), 403 (Camorim), 224 (Vila Nova), 225 (Campo Belo) e CO1 (Circular) estão em operação, porém com horário reduzidos.

Fornecimento de água

O funcionamento dos principais sistemas de distribuição de água que abastecem os bairros foi afetado. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), alguns canais apresentaram entupimento e o que abastece a região da Grande Japuíba precisou ser desligado em função da falta de qualidade da água.

As equipes do Saae monitoram a situação e já estão em campo realizando alguns reparos. Já o sistema da área Central, gerido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), estava sem energia na elevatória e, por isso, também teve o funcionamento interrompido.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem