Farmácias no Noroeste do ES relatam falta de remédios



Com a explosão de casos de gripe e covid-19 à partir de dezembro do ano passado, a demanda por medicamentos para tratar infecções respiratórias aumentou. O impacto disso já tem sido percebido nas farmácias não só de Colatina, mas de todo o Brasil, que estão em falta de antibióticos, principalmente infantis, e também antialérgicos.


O Portal de Notícias ES Fala entrou em contato com farmácias da cidade e constatou essa realidade. Segundo o farmacêutico Nodir Marianelli Júnior, que trabalha na Farmácia Kelly, no Centro de Colatina, a falta se agravou no final de dezembro, com o surto de gripe e de covid-19. Confirmou que entre os principais itens ausentes nas prateleiras estão amoxicilina, azitromicina e cefaclor, que têm chegado em menor quantidade desde fevereiro.

A reportagem também percorreu farmácias em bairros da cidade nesta semana e constatou a dificuldade para encontrar os medicamentos, sobretudo antibióticos e analgésicos.

Entre os motivos apontados para o desabastecimento estão problemas no fornecimento pelo Ministério da Saúde, movimentos de protesto de funcionários em portos e aeroportos, além da guerra na Ucrânia, que causa dificuldade nas importações e aumento no valor dos insumos usados na fabricação das medicações.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou que a falta de remédios pode aumentar ainda mais nos próximos meses.

Fonte: ES Fala


Postagem Anterior Próxima Postagem