Gabriel Monteiro é notificado sobre processo no Conselho de Ética da Câmara

Representação no Palácio Pedro Ernesto pode levar à cassação do mandato do político. Agora, parlamentar tem 10 dias para apresentar a própria defesa ao conselho.

Vereador Gabriel Monteiro (PL) (arquivo) — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio notificou, nesta segunda-feira (25), o vereador e ex-policial militar Gabriel Monteiro (PL) sobre o processo aberto contra ele na Casa (veja abaixo o documento assinado). A representação no conselho pode levar à cassação do mandato do parlamentar.

Gabriel foi citado presencialmente na própria Câmara pela Procuradoria da Casa. Na semana passada, o parlamentar não foi encontrado para receber o aviso da representação.

Se não conseguisse notificar o político até esta segunda-feira, o Conselho de Ética informou que iria, nesta terça-feira (26), publicar a citação no Diário Oficial da Câmara.

Mais denúncias

Ainda na semana passada, o Conselho de Ética decidiu incluir mais duas denúncias no processo que está correndo contra o vereador. O parlamentar é acusado de estupro, assédio sexual e de forjar vídeos para a internet.

A reunião simbólica do conselho na tarde de terça-feira (19) marcou o início da contagem do prazo de cinco dias para que Gabriel Monteiro fosse citado.

Agora que foi notificado, o vereador terá 10 dias úteis para montar a própria defesa. Em seguida, o Conselho de Ética terá 45 dias para ouvir testemunhas e coletar provas.

O próximo passo é abrir um prazo de até cinco dias úteis para o relator concluir se Gabriel Monteiro deverá ser punido ou não.

Se decidir pela punição - que pode ser até mesmo a cassação do mandato - Monteiro terá mais cinco dias para se defender, antes da votação do Conselho de Ética.

Quais são as novas acusações

Monteiro terá que responder por duas novas acusações:
  • Apresentada pelo Ministério Público, diz respeito ao vídeo onde há uma relação sexual entre o vereador e uma adolescente de 15 anos;
  • Um segundo vídeo no qual o vereador aparece beijando e acariciando uma menina de 10 anos de idade.
 Em um trecho da denúncia, a Promotoria afirma que, entre maio e junho de 2021, uma adolescente de 15 anos de idade conheceu Monteiro na academia e, em seguida, a vítima enviou mensagens para o vereador através de uma rede social.

Outro trecho da denúncia informa que, após uma semana trocando mensagens com o vereador, o denunciado convidou a adolescente para ir à sua residência e ela aceitou o convite.

Também no documento, o Ministério Público afirma que, depois cinco meses do primeiro encontro, Gabriel Monteiro, usando o próprio celular, "filmou a vítima adolescente enquanto mantinha relações sexuais com ela".

Sobre o vídeo com a adolescente, a defesa do vereador diz que a relação sexual foi consensual e que a menor mentiu para Monteiro sobre a idade.

Depoimento

Na tarde desta segunda-feira (18), um assessor do vereador, Vinícius Hayden, conhecido como Vinícius Ziza, prestou depoimento 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). Ele também entregou o celular na delegacia.

Durante o depoimento, ele disse que fazia parte de um grupo de funcionários do vereador que investigava políticos, como secretários e deputados.

Vinícius - que ainda é lotado no gabinete do vereador - afirmou que a rotina de Gabriel Monteiro girava em torno da produção de vídeos.

Monteiro nega que só trabalhava para fazer vídeos.


Fonte:G1



Postagem Anterior Próxima Postagem