INCAPER disponibiliza site exclusivo para a suas publicações

No mês de abril, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lança o site de sua editora, um canal exclusivo que dará aos leitores acesso gratuito a todas as suas publicações. A página contemplará conteúdos destinados à popularização das mais diversas tecnologias geradas ou adaptadas pela equipe de pesquisadores e extensionistas da Instituição.

O novo site permite que o público conheça mais sobre as publicações editadas, tais como livros, fôlderes, cartilhas, circulares técnicas, manuais, entre outros, além de documentos das mais diversas áreas do conhecimento socioeconômico e agronômico, como a agroindústria, a cafeicultura, a fruticultura, a pecuária e outras mais. O usuário também poderá ter acesso a publicações periódicas, tais como o Incaper em Revista, o Balanço Social, os boletins da Conjuntura Agropecuária e da área Agroclimatológica.

Para a presidente do Conselho Editorial da Instituição, a diretora-técnica do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse, a novidade quanto ao acervo de publicações do Instituto possibilita ainda mais a disseminação direta de informações sobre tecnologias, experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e resultados de projetos de pesquisa e desenvolvimento. “É de fundamental importância organizar e inovar estes espaços de conexão com o conhecimento. Isso reforça ainda mais a função social do Instituto no campo”, disse.

“Isso amplia as possibilidades do acesso aos conteúdos e, consequentemente, potencializa a socialização do conhecimento gerado pela equipe formada por pesquisadores e extensionistas do Incaper”, completou a coordenadora editorial do Incaper, Aparecida Nascimento.

A servidora lembrou que desde 2021 as publicações do Incaper passaram a contar com o registro de identificador digital (DOI) e que no novo site os especialistas de instituições públicas ou privadas que tiverem interesse em atuar como consultores ad hoc para as publicações do Incaper poderão realizar seu cadastro por meio do formulário eletrônico https://editora.incaper.es.gov.br/formulario-de-cadastro-de-ad-hoc.

“As informações de políticas públicas desenvolvidas pelo Incaper, que proveem da pesquisa e das atividades de Ater estão disponíveis na base de dados da Biblioteca Rui Tendinha, e o novo site vem para complementar a gestão dos fluxos informacionais do Instituto como mais uma porta de acesso às informações de interesse público”, afirmou a bibliotecária do Incaper, Merielem Frasson.

“A cada ano, nos reinventamos para que a linguagem que usamos para multiplicar tais tecnologias fique cada vez mais acessível, mais clara e leve. Estamos em um universo cada vez mais digital, interativo e veloz. Portanto, o novo site é uma novidade adaptável às transformações da sociedade na forma de nos comunicarmos”, lembrou a gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper (GTTC), a pesquisadora Vanessa Borges.

O novo site pode ser acessado por meio do link: https://editora.incaper.es.gov.br

Fonte:governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem