Caixa d'água de 50 mil litros é arremessada durante temporal

Caixa d'água foi parcialmente destruída e arremassada a dois quilômetros de distância por conta do temporal em Montanha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O temporal e o vendaval causados pela frente fria que atinge todo o Espírito Santo durante a semana casuou prejuízos em cidades do interior. Em Montanha, no Norte do estado, os fortes ventos chegaram a arremessar uma caixa d´água com 50 mil litros a dois quilômetros de distância.

Outros estragos também foram registrados no município. Vídeos feitos por moradores mostram casas sendo destelhadas e plantações destruídas. Até mesmo animais foram mortos por causa da condição climática.

Um trabalhador rural estava em uma das residências afetadas pelo temporal da última terça-feira (16). Ele contou que precisou se esconder, indo de um cômodo para outro, para se proteger enquanto parte da estrutura desabava.

Um produtor rural de bananas do município afirmou que perdeu ao todo quatro mil pés de plantação, de uma área com ao todo cinco mil pés, de cachos que já estavam prontos para colheita.

Temporal em Montanha deixou casas destelhadas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Além dos danos materiais, a cidade ficou sem internet e sinal de telefone durante parte da semana, o que dificultou a comunicação entre os produtores rurais da região com os serviços de emergência e autoridades.

Animais foram mortos por conta da tempestade em Montanha, no Norte do Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com a secretária de agricultura de Montanha, Fátima Barros, será realizado um levantamento com órgãos estaduais para compilar os prejuízos dos produtores e, a partir disso, decisões serão tomadas para auxiliar os agricultores afetados.

"Precisamos ainda saber qual o prejuízo causado. O Incaper também vai dar o laudo para saber que providências tomar. Sabemos das dificuldades dos produtores, então qualquer prejuízo que venha, afeta muito", disse a secretária.

Recorde de frio no ES

A massa de ar de origem polar que avançou sobre o Espírito Santo derrubou as temperaturas em várias regiões do interior do estado e da Grande Vitória.

A madrugada desta quinta-feira (19) foi a mais fria do ano, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o levantamento divulgado pelo Incaper, os termômetros chegaram a 1,5°C em Aracê, distrito de Domingos Martins, na Região Serrana. Já na Região Metropolitana, cidades como Vitória e Vila Velha também bateram recordes de frio em relação a anos anteriores.

Fonte: g1


Postagem Anterior Próxima Postagem