Como cuidar dos cabelos no outono e inverno? Aprenda 6 dicas valiosas


É principalmente nas épocas mais frias do ano que as pessoas intensificam os cuidados com a pele, buscam clareamentos, limpezas, hidratações e tratamentos voltados para o rejuvenescimento.

Mas você sabia que os cabelos também precisam de uma atenção maior diante das temperaturas mais baixas e o clima mais seco?

É possível reduzir os danos com alguns cuidados simples. Para isso, novos cronogramas devem ser ajustados a cada período do ano. Frizz, indisciplina e pontas mais ressecadas são apenas alguns dos sinais de que algo não vai bem com os fios.

Então, como cuidar do cabelo corretamente nas épocas mais frias?

Nada de banhos quentes:

Para fugir do frio e esquentar o corpo no banho, a água do chuveiro acaba mais quente, certo? Só que os banhos mais quentes podem acabar se tornando grandes vilões da saúde dos fios. Então, o que fazer?

Procure deixar a temperatura da água morna. A água quente favorece o surgimento de seborreia por que provoca um aumento da oleosidade do couro cabeludo e isso pode levar a episódio de queda.

Cuidado com o secador:

Assim como á água, a temperatura do secador de cabelo também deve ser morna. Além disso, antes de secar os fios, procure usar produtos que promovam proteção termoativa. Eles evitam que o cabelo seja agredido pela ação do secador, usando a temperatura para ativar as substâncias que ajudarão na hidratação.

Beba água:

É comum diminuir a ingestão de água nas estações mais frescas, porém isso tem uma relação direta com a saúde dos cabelos. A hidratação começa de dentro para fora. Portanto, de nada vai adiantar você investir em cremes ou terapias capilares se não beber água corretamente durante o dia. 

Atenção para a quantidade de shampoo:

De maneira geral, não é necessário mais que o equivalente à uma moeda de um real para você lavar bem os cabelos. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, jamais com as unhas.

Uma lavagem bem feita, elimina o excesso de oleosidade que pode levar ao entupimento dos bulbos capilares e consequentemente à queda.

Outro ponto importante é não aplicar diretamente nas pontas uma vez que elas já são naturalmente mais secas por estarem afastadas do couro. A quantidade de condicionador deve ser a mesma que a do shampoo. Desta vez, aplique nas pontas e evite o couro cabeludo.

Dia sim, dia não:

É preciso manter os cabelos sempre limpos. Mesmo que durante o outono e o inverno a necessidade de lavar seja menor, o cuidado com a higiene do couro cabeludo não pode diminuir.

Especialistas indicam fazer a lavagem, pelo menos, a cada dois dias. Além da oleosidade, tem o fator poluição que costuma aumentar nesta época do ano se depositando sobre os fios.

Proibido dormir de cabelo molhado:

Há quem não se importe em dormir com os cabelos molhados, mas essa prática não é nada saudável. O ideal é optar por lavar os fios mais cedo, para que possam secar naturalmente (ideal) se ma necessidade do secador.

Cabelos úmidos demoram mais a secar ao longo da noite em função do contato da cabeça com o travesseiro. Toda essa umidade pode levar a dermatite seborreica. A doença gera bastante desconforto com quadros de coceira, vermelhidão e descamação do couro cabeludo.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem