Crianças vegetarianas e carnívoras têm crescimento e nutrição semelhantes, diz estudo

Criança comendo fruta - Anna Bizon / Freepik

Se você está se perguntando como seu filho pode se sair em uma dieta vegetariana, um novo estudo oferece alguns fatores que devem ser considerados.

A pesquisa, publicada na revista “Pediatrics”, revela que as crianças que possuem uma dieta vegetariana tiveram crescimento, altura e medidas nutricionais semelhantes às das que comem carnes. Porém, as vegetarianas tinham mais chances de estar abaixo do peso.

“Nos últimos 20 anos, vimos uma crescente popularidade das dietas à base de plantas e um ambiente alimentar em mudança com mais acesso a alternativas vegetais. No entanto, não vimos pesquisas sobre os resultados nutricionais de crianças seguindo dietas vegetarianas no Canadá”, disse Jonathon Maguire, principal autor do estudo e pediatra do St. Michael’s Hospital of Unity Health Toronto, em um comunicado à imprensa.

Pesquisadores usaram dados de cerca de 1.000 crianças entre 6 meses e 8 anos e que participaram de um programa de estudo entre 2008 e 2019. Os detalhes sobre as dietas dessas crianças foram informados pelos pais, que responderam se seus filhos eram vegetarianos (que incluíam veganos) ou não-vegetarianos.

Durante cada visita de supervisão de saúde ao longo dos anos, os assistentes de pesquisa mediram o índice de massa corporal (IMC) dos participantes, além de indicadores como peso, altura, níveis de colesterol, triglicerídeos, vitamina D e os níveis séricos de ferritina.

A ferritina é uma proteína celular que armazena ferro e permite que o corpo use o mineral quando necessário. Então, um teste de ferritina mede indiretamente os níveis de ferro no sangue, de acordo com o Mount Sinai Health System.

No início do estudo, 248 crianças (incluindo 25 veganas) eram vegetarianas e mais 338 crianças se tornaram vegetarianas algum tempo depois, mas ainda durante o estudo.

As crianças foram acompanhadas por quase três anos. Não houve diferenças significativas entre crianças vegetarianas e não-vegetarianas em relação ao padrão de IMC, altura, níveis de ferritina sérica e de vitamina D.

No entanto, as crianças vegetarianas eram quase duas vezes mais propensas a estar abaixo do peso do que as que consumiam carnes.

Estar abaixo do peso pode ser um sinal de desnutrição e pode indicar que a dieta não é suficiente para sustentar o crescimento adequado, de acordo com o comunicado de imprensa dos autores do estudo.

Detalhes específicos sobre ingestão ou qualidade da dieta e atividade física não estavam disponíveis para os autores —o que poderia influenciar o crescimento e a nutrição.

Estudos com períodos de acompanhamento mais longos e informações sobre motivações para o vegetarianismo —como status socioeconômico— também seriam úteis para entender as ligações entre o desenvolvimento das crianças e o vegetarianismo, disseram os autores.

As descobertas destacaram “a necessidade de um planejamento alimentar cuidadoso para crianças com baixo peso ao considerar dietas vegetarianas”, disse Maguire.

“As crianças que estavam abaixo do peso tanto nos grupos vegetarianos quanto não-vegetarianos eram semelhantes e eram mais jovens em idade e de ascendência asiática”, disse Amy Kimberlain, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Kimberlain não estava envolvida no estudo.

“A etnia pode ter desempenhado um papel na descoberta do peso”, disse Maya Adam, professora assistente clínica do departamento de pediatria da Stanford School of Medicine, que não também participou da pesquisa.

As crianças asiáticas “provavelmente eram descendentes de indianos orientais, porque esse subconjunto da caixa demográfica ‘asiática’ (que também acabo escolhendo como uma pessoa de herança indiana) é muito mais propenso a praticar o vegetarianismo”, disse Adam, por e-mail.

“Na Índia, os gráficos de crescimento das crianças diferem dos gráficos de crescimento dos EUA. Espera-se que uma menina média de 5 anos na Índia pese 17 quilos e tenha cerca de 1,08 metro de altura. Nos EUA, uma menina média de cinco anos do mesma altura deve pesar 18 quilos.”

De qualquer maneira, “é importante que as crianças sejam monitoradas quanto ao seu crescimento, independentemente de sua dieta”, disse Kimberlain.

“Uma dieta vegetariana pode ser uma escolha saudável para todas as crianças. A chave é garantir que ela seja bem planejada. Com a ajuda de um nutricionista registrado, o crescimento das crianças pode ser monitorado, bem como suas necessidades de nutrientes.”

Diretrizes por país

Ao alimentar bebês e crianças com uma dieta vegetariana, os pais devem garantir o consumo regular de ovos, laticínios, produtos de soja e nozes ou sementes, além de vegetais, frutas, feijões e lentilhas, grãos e óleos.

Tenha cuidado extra ao incluir alimentos ricos em ferro e vitamina B12, pois as fontes vegetais desses nutrientes são menos biodisponíveis em comparação com os alimentos de origem animal.

Diferentes tipos de feijões, folhas verdes escuras e batata-doce são ricos em ferro. E levedura nutricional, laticínios e cereais são algumas fontes de vitamina B12. As diretrizes têm uma tabela gráfica com porções adequadas de cada grupo de alimentos por dia.

As diretrizes canadenses dizem que uma dieta vegetariana pode ser adequada para crianças quando leite e ovos são incluídos.

Fonte: CNN


Postagem Anterior Próxima Postagem