Homem mais velho do mundo, de 112 anos, revela segredo: “aguardente todo dia!”

O homem mais velho do mundo, o venezuelano Juan Vicente, de 112 anos, testemunhou muitas invenções notáveis, como a televisão e a internet Foto: reprodução Guinness Book

Juan Vicente Pérez foi oficialmente confirmado como o homem mais velho do mundo aos 112 anos e 253 dias, em 4 de fevereiro de 2022, de acordo com o Guinness Book.

O venezuelano tem 112 anos, 11 meses e 21 dias, e seu aniversário de 113 anos será em breve, mas ele já revelou seu segredo: “dormir cedo e beber um copo de aguardente todos os dias”. (beba com moderação)

Ele recebeu o título recorde depois que o espanho Saturnino de la Fuente Garcia (nascicdo em 11 de fevereiro de 1909) faleceu em 18 de janeiro de 2022 aos 112 anos e 341 dias.

História

Nascido em El Cobre, Táchira, Venezuela, em 27 de maio de 1909, Juan foi o nono, de dez filhos, de Eutiquio del Rosario Pérez Mora e Edelmira Mora.

Em 1914, sua família mudou-se para Los Pajuiles, uma vila em San José de Bolívar. Aos cinco anos, começou a trabalhar com o pai e os irmãos na agricultura e ajudava na colheita da cana-de-açúcar e do café.

Ele criou um trapiche (moinho de madeira) com seu irmão, Miguel, para ajudar na produção do café e da cana-de-açúcar e, mais tarde, conseguiu comprar uma máquina maior para aumentar a produtividade da fazenda.

Aos 10 anos, ele começou na escola local, mas apenas por cinco meses, porque sua professora adoeceu. Felizmente, Juan aprendeu o básico da leitura e da escrita graças a um livro que o professor lhe deu.

Tornou-se xerife em Caricuena em 1948 e foi responsável por resolver disputas de terra e familiares por dez anos, enquanto ainda trabalhava na agricultura.

Além da agricultura, uma das paixões mais importantes de Juan é construir um forte relacionamento com Deus e sua família. Ele é grato por sua vida, assim como pela comida e pelas pessoas que o cercam.

Família grande

Juan Vicente casou-se com Ediofina del Rosario García e ficaram juntos por 60 anos até que ela faleceu em 1997.

O casal formou uma linda família de onze filhos – seis homens e cinco mulheres. Ele teve 41 netos, 18 grandes -netos e 12 tataranetos.

Ao longo de sua vida, Juan Vicente testemunhou muitas invenções notáveis, como a televisão e a internet. Quando ele tinha 51 anos, ele teve sua fotografia de identidade tirada pela primeira vez em preto e branco. (foto acima)

Saúde e boa memória

Juan Vicente tem saúde e memória excepcionais. Ele se lembra de sua infância, casamento, o nome de seus irmãos, filhos e netos. Ele adora estar cercado por familiares e amigos, enquanto eles contam histórias e se envolvem em uma boa conversa.

“Meu pai está muito bem de saúde. Ele não sofre de nenhuma doença que exija tratamento médico”, compartilhou a filha Nelyda Perez.

“No dia seguinte depois de descansar, ele diz que acordou muito bem. Toda a família está muito grata pela saúde do meu pai.”

A comemoração dos seus 100 anos foi muito significativa para ele, porque pôde desfrutar da companhia de todos os seus filhos e de muitos bisnetos.

Sua neta, Karla Marisol, e o marido lhe deram de presente um belo quadro que ele guarda no pátio central de sua casa.

Em 2019, ele comemorou seu 110º aniversário, tornando-se o primeiro supercentenário masculino da Venezuela.

Segredo de longevidade

Seu segredo para uma vida longa é “trabalhar muito, descansar nos feriados, dormir cedo, beber um copo de aguardente todos os dias, amar a Deus e carregá-lo sempre no coração”.

Como homem de fé, tendo Deus como prioridade em sua vida, Juan Vicente reza pelo menos duas vezes por dia como parte de sua rotina diária.

Ele quer ser lembrado como um homem trabalhador, fiel à sua esposa e à sua religião.

Juan Vicente está a apenas 10 dias do seu 113º aniversário. Ele estará comemorando esta conquista notável na companhia de sua família e amigos próximos.

Mulher mais velha do mundo

A pessoa mais velha viva (mulher) era Kane Tanaka (Japão, 2 de janeiro de 1903) que faleceu recentemente em 19 de abril de 2022 aos 119 anos.

A nova pessoa mais velha viva (mulher) e a pessoa mais velha viva em geral é a Irmã André (França, nascida em 11 de fevereiro de 1904 como Lucile Randon) que agora é oficialmente a pessoa mais velha viva com 118 anos e 73 dias.

A pessoa mais velha de todos os tempos (homem) foi Jiroemon Kimura (Japão, nascido em 19 de abril de 1897) e faleceu aos 116 anos e 54 dias em 12 de junho de 2013.

Fonte: Guinnes Book



Postagem Anterior Próxima Postagem