Homens são presos suspeitos de fraudarem presença de alunos em curso de direção em São Gabriel

Dois homens são presos suspeitos de fraudarem presença de alunos em curso de direção em São Gabriel da Palha. Crédito: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, prendeu nesta quarta-feira (11) dois homens, de 35 e 36 anos, suspeitos de fraudarem a presença dos alunos nas aulas de uma empresa que fornece cursos de direção. A prisão ocorreu no Centro de São Gabriel da Palha.

As investigações começaram após informações repassadas pela Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), relatando que, possivelmente, uma fraude estaria ocorrendo no estabelecimento, localizado no centro da cidade.

Diante da possível fraude, os policiais solicitaram que a Corregedoria do Detran-ES informasse o momento no qual a validação da presença seria realizada.

Então, de posse das informações, a equipe da DP de São Gabriel da Palha se dirigiu até o local, onde estavam os dois indivíduos e um funcionário do local. A princípio, ao chegarem ao estabelecimento, os policiais encontraram as salas de aula vazias, sem qualquer aluno ou professor. Entretanto, os computadores estavam ligados e registrando a presença dos alunos.

“Após indagações, percebemos que os registros das presenças dos alunos nas aulas eram feitos de maneira fraudulenta, uma vez que para atestar o controle da frequência no sistema do Detran|ES, se faz necessária a leitura biométrica ou a própria face do aluno. Nesse momento, constatamos que para registrar a presença, os suspeitos apresentavam uma foto dos alunos, razão pela qual o sistema do Detran realizava a leitura da fotografia e registrava a presença”, informou o titular da DP de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman. Diante do flagrante, os indivíduos foram conduzidos à delegacia.

Ainda de acordo com o delegado, durante o interrogatório o funcionário deixou claro que não sabia do esquema fraudulento e que se responsabilizaria apenas pelo atendimento inicial dos clientes. Dessa forma, o estado flagrancial se fez presente apenas em relação aos sócios do estabelecimento.

Os suspeitos, então, foram autuados por falsidade ideológica e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Domingos do Norte, onde permanecem à disposição da Justiça.

De acordo com Jederson Lobato, corregedor do Detran-ES, eles receberam essa denúncia e, a partir de então, o setor técnico realizou um monitoramento das presenças e constatou que estava sendo utilizada a mesma foto dos alunos para o registro do comparecimento nas aulas, o que deixava evidente a fraude. 

“Só conseguimos identificar esse crime, porque o Detran|ES tem avançado em tecnologia, o que possibilitou que, aqui mesmo do município de Vitória, nós realizássemos o monitoramento das presenças registradas em São Gabriel da Palha e dessa forma combater esse tipo de fraude”, destacou Jederson Lobato.

“A polícia esclarece que as investigações prosseguirão e os ‘alunos fictícios’ também responderão pelos crimes cometidos”, acrescentou o delegado Rafael Caliman.

Fonte: A Parresia


Postagem Anterior Próxima Postagem