São Mateus: Menino morto por traumatismo craniano foi internado 8 vezes nos últimos meses


Pai e madrasta de menino de 2 anos encontrado morto em casa — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O menino Izaque Miguel Felizardo dos Santos, de dois anos, encontrado morto no dia 25 dentro da casa onde morava, no bairro Eldorado, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, havia dado entrada no Hospital Roberto Silvares oito vezes ao longo dos últimos meses.

De acordo com a Polícia Civil, as internações podem ser consequência das agressões que a criança vinha sofrendo. O pai, de 29 anos, e a madrasta, de 22, foram presos na tarde desta segunda-feira (30). Eles serão indiciados pelo crime de homicídio com dolo eventual.

Outros dois irmãos dele, de quatro e oito anos, também eram agredidos, segundo a polícia. As investigações sobre eles serão realizadas pela Polícia Civil por meio da Delegacia da Criança e do Adolescente.

Agredido há meses

O laudo cadavérico de Izaque concluiu que a causa da morte do menino seria traumatismo craniano.

"Quem acompanhou a necropsia, disse que foram três edemas na cabeça da criança. Um do lado direito, um do lado esquerdo e um na parte posterior do crânio", detalhou o titular da DHPP de São Mateus, delegado Isaac Gagno.

Segundo ele, as internações, somadas aos laudos dos exames, indicam que o pai e a madrasta "agiam com agressão constante, que resultou na morte da criança".

"Durante as diligências, descobrimos que as agressões ocorriam diariamente e que a criança chegou a ser internada oito vezes. Fato este que foi comprovado com o resultado do exame cadavérico", contou o titular da DHPP de São Mateus, delegado Isaac Gagno.

Após os resultados dos exames, foi solicitado um mandado de prisão preventiva, que foi expedida pelo Poder Judiciário e cumprido nesta segunda. Os suspeitos tentaram se esconder na casa da mãe da madrasta, mas foram localizados e presos.

O Conselho Tutelar informou que outras duas crianças que moravam com o casal estão sob os cuidados da Justiça.

Encontrado morto em casa

De acordo com a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pela madrasta depois que a criança não acordou.

O pai do menino disse aos policiais que estava que estava trabalhando quando foi avisado sobre a morte do filho e que a criança estava com vida quando ele saiu de casa.

Já a madrasta contou que, ao tentar acordar o enteado, o menino não respondeu. Ela retirou a coberta de cima dele e o viu com lábios pálidos.

Segundo relatório do Samu, Izaque estava com traumas em partes do corpo como cabeça, braço, tórax, no rosto, olhos e boca.

A família disse aos policiais que o menino era uma criança agitada e que os machucados não são de maus-tratos.

O pai e a madrasta da criança prestaram depoimento na delegacia, na manhã do dia 26, mas não quiseram falar com a reportagem.

Polícia investiga morte de menino de dois anos em casa — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem