Doador de sêmen gera 15 filhos e é punido por omitir síndrome genética rara


Um homem da cidade de Derby, na Inglaterra, foi orientado pela Justiça a parar de doar seu sêmen após descobrirem que ele sofre da condição cromossômica conhecida como síndrome do X frágil, que é rara e hereditária.

James MacDougall, 37, já doou seu sêmen para vários casais lésbicos e é o pai biológico de 15 crianças. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.

Ele teria ocultado a informação ao se inscrever em plataformas virtuais de doação de sêmen. A síndrome provoca comprometimento intelectual e distúrbios emocionais.

Curiosamente, o processo teve início na Vara Familiar de Derby com ação movida pelo próprio James, que lutava na Justiça para ter o direito de conviver com quatro dos seus filhos biológicos — mesmo tendo assinado um documento concordando em nunca ter contato com as crianças.


A juíza Justice Lieven decidiu que ele não deve ter contato com nenhum dos filhos e entendeu que ele teria se inscrito em plataformas online de doação porque sabia que não seria aprovado em uma clínica.

Uma mulher de 25 anos, mãe de dois filhos com James, de dois e três anos, chegou a permitir que ele visitasse as crianças algumas vezes, mas se afastou após ser agredida pelo homem, que foi preso na época.

O contrato de três páginas assinado por ela continha a informação sobre a síndrome do X frágil. A mulher, que vive em situação de vulnerabilidade social e é pouco alfabetizada, teria concordado com o contrato sem ter informações suficientes sobre a síndrome. A criança de três anos não fala e apresenta distúrbios de comportamento.

A juíza afirmou ainda que James é "uma pessoa complexa, com dificuldade de aprendizado, espectro autista, visões fixas, pensamento concreto e uma profunda falta de discernimento" e, ainda, que ele tem "pouca empatia, fica agitado e agressivo com facilidade e perde o controle quando não tem sua vontade atendida".

"Considero que o senhor James não tem nenhum autocontrole sobre seus sentimentos de raiva e frustração", afirmou.

A juíza ainda considerou duas das mães irresponsáveis por usá-lo como doador de esperma sem fazer as perguntas adequadas, mas entendeu que James teria se aproveitado da vulnerabilidade delas, sem se preocupar com o impacto na vida delas e dos filhos.



O que é a Síndrome do X Frágil

A síndrome do X frágil é uma desordem cromossômica que pode causar comprometimento intelectual em vários graus, desde dificuldade leve de aprendizagem até retardo mental grave.

É a segunda síndrome genética que mais afeta crianças no mundo, atrás apenas da síndrome de down. No entanto, a doença ainda é pouco diagnosticada.

Os portadores podem ainda apresentar características como hiperatividade, déficit de atenção, ansiedade, irritabilidade, explosões emocionais, timidez excessiva e apresentar traços que remetem ao espectro do autismo, como dificuldade de relacionamento social e de manter contato visual ou físico com as pessoas.


Fonte: Uol


Postagem Anterior Próxima Postagem