Farmácias do ES registram falta de medicamentos. Entenda o que tem provocado o problema


A dependência de matéria-prima importada para a fabricação de medicamentos e problemas de logística tem levado algumas farmácias do Espírito Santo a registrar falta de alguns remédios.

A família do José Wander Neves é uma das que já percebeu o problema. Na semana passada, ele e os familiares fizeram uma força-tarefa para comprar um antibiótico para a sobrinha, que estava com uma crise de sinusite.

"Meu irmão ficou desesperado e pediu ajuda a família. Juntou os irmãos e os cunhados. Foi um dia quase inteiro ligando e procurando. De noite é que a gente foi conseguir encontrar o remédio", contou.

Segundo o farmacêutico Sílvio Louzada, determinados antibióticos para crianças e alguns remédios contra diabetes estão em falta, assim como alguns antialérgicos à base de cortisona.

Ele conta ainda que a procura por antigripais tem aumentado. De acordo com o farmacêutico, há estoque suficiente no país para alguns medicamentos, mas a logística de abastecimento não tem acompanhado o crescimento do consumo.

"Houve um aumento muito grande de problemas respiratórios, tosses e gripes. A população passa pelo médico e vem com a receita até a farmácia para se medicar. Isso aumenta a procura e começa a faltar nas distribuidoras", disse.

A logística não é o único problema que tem provocado a falta de medicamentos nas farmácias do Estado. A dependência da indústria por insumos importados para a fabricação dos remédios também agrava a situação. Isso porque, mais de 80% da matéria-prima vem de países como China, Índia e Alemanha que, ultimamente, não estão fornecendo insumos suficientes.

O representante do Conselho Federal de Farmácia no Espírito Santo, Gedayas Medeiros, explica que o problema começou na pandemia e se agravou com a guerra na Ucrânia. "A guerra, a pandemia, isso tudo fragilizou e deixou mais difícil a produção e importação dos insumos".

A reportagem questionou `a Associação Brasileira da Indústria Químico-Farmacêutica sobre os relatos de falta de medicamentos no Espírito Santo, mas até a publicação não houve retorno. O espaço segue aberto e assim que recebermos um posicionamento o texto será atualizado.

Fonte: TV Vitória/Record TV.


Postagem Anterior Próxima Postagem