FDA recomenda vacina da Moderna e da Pfizer contra Covid a partir dos 6 meses de idade


Consultores do comitê consultivo da agência de saúde norte-americana Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) recomendaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (15), o uso da vacina da Moderna contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 6 anos idade, informou o site norte-americano USA Today. Em uma votação uma hora depois, o comitê também votou a favor da vacina Pfizer-BioNTech para crianças de 6 meses a 5 anos.

Se a decisão do comitê for mantida pela FDA e, em seguida, pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), as vacinas poderão estar disponíveis para crianças pequenas já na próxima semana, afirmou o USA Today.

Os membros do comitê disseram que querem dar aos pais a opção de vacinar seus filhos mais novos. “Para os pais que optam [pela vacinaçação] especialmente os pais de crianças que têm condições subjacentes, esta é uma escolha que eles devem ter e estou feliz que eles a tenham”, afirmou James Hildreth, CEO da Meharry Faculdade de Medicina, em Nashville (EUA).

Jay Portnoy, alergista do Children's Mercy Hospital em Kansas City, Missouri (EUA), ainda complementou dizendo que espera que a decisão do comitê ajude os pais que vivem com medo de que seus filhos peguem a covid-19. "Isso certamente aliviará muitas de suas preocupações", declarou Portnoy, que é o representante dos pacientes no comitê. "Acho que foi o voto certo."

O painel de consultores teve 21 votos a favor e 0 contra na decisão para recomendar a autorização das vacinas da Moderna e da Pfizer. “Sei que a taxa de mortalidade por covid-19 em crianças pequenas pode não ser extremamente alta”, ressaltou Portnoy. "Mas, é absolutamente aterrorizante para os pais ter seu filho doente ou hospitalizado", completou.

Reguladores e funcionários das empresas passaram parte do dia discutindo os efeitos colaterais causados ​​pelas vacinas. A maioria dos efeitos foi leve e tolerada pelas crianças em ensaios clínicos: irritabilidade e choro, sonolência, fadiga e perda de apetite. Um número menor de participantes do estudo sofreu febre, no entanto, esses sintomas foram consistentes com os efeitos de outras vacinas pediátricas.

A necessidade de proteger essas crianças contra a covid-19 é grande, afirmou Peter Marks, principal regulador de vacinas da FDA, na reunião. Ele acrescentou que centenas de crianças morreram de covid-19, uma taxa que “se compara terrivelmente” às mortes pediátricas durante um grande surto de gripe em 2009 e 2010.

Dados

A FDA já tinha adiantado que os dados de ensaios clínicos das empresas mostram que cada vacina atendeu aos critérios de segurança e eficácia na faixa etária. A agência enviou 230 páginas de documentos aos consultores externos para uma revisão, informou o The New Tork Times. Após dois anos de pandemia, ainda nenhuma vacina foi autorizada para crianças menores de 5 anos nos Estados Unidos.

Um comitê consultivo semelhante do CDC também está programado para se reunir na sexta-feira e no sábado para emitir sua própria recomendação, o que pode fazer com que as crianças comecem a ser imunizadas já na próxima semana.

As vacinas

A Pfizer busca oferecer às crianças entre 6 meses e 5 anos um imunizante com esquema vacinal de três doses. Os pequenos receberão uma dose de 3µg (microgramas) da vacina, equivalente a um décimo da dose dada a adultos. Já o imunizante da Moderna seria aplicado em duas doses com um quarto da força das doses usadas em maiores de 18 anos.

Quanto aos estudos, após duas doses, a vacina da Pfizer foi cerca de 28% eficaz na prevenção de infecções sintomáticas em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. No entanto, essa proteção aumentou para 80% com a terceira dose. Já a Moderna apontou que sua vacina é 51% eficaz na prevenção de infecções sintomáticas em crianças de 6 meses a 2 anos e 37% eficaz em crianças de 2 a 5 anos.

Fonte: Crescer


Postagem Anterior Próxima Postagem