Hepatite misteriosa em crianças: um caso segue em investigação no ES


Um dos dois casos suspeitos da hepatite aguda infantil, de causa ainda não definida, investigados no Espírito Santo desde o início do mês de maio, foi descartado. Segundo a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Ministério da Saúde informou que o caso não era compatível com as definições estabelecidas pelas autoridades sanitárias. O outro caso, segue sem diagnóstico definido, até o momento.

O que se sabe sobre a hepatite misteriosa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite é uma inflamação que atinge o fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos (hepatite viral) e agentes não-infecciosos. A infecção pode levar a uma série de problemas de saúde, que podem ser fatais.

Os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum dos casos confirmados até agora, além de sua manifestação súbita e grave em crianças saudáveis ser considerada incomum.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em muitos casos, a infecção por adenovírus foi encontrada em crianças e a ligação entre esses dois é investigada como uma das hipóteses sobre as causas escondidas. O adenovírus é um vírus comum que pode causar sintomas respiratórios ou vômito e diarreia.

Os sintomas dessa hepatite aguda são em sua maioria gastrointestinais e incluem dor abdominal, diarreia, vômitos, além de icterícia (pele e/ou olhos com cor amarelada).

É possível proteger as crianças?

Em primeiro lugar, os pais devem desconfiar de qualquer sinal que aponte para um possível quadro de hepatite. Em casos assim, a recomendação é para buscar atendimento médico imediatamente. Os mais importante é ficar atento aos sintomas:
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Icterícia (pele ou parte branca dos olhos amarelados);

Reforçar com as crianças os cuidados com a higiene básica e também a dos bebês pode ajudar a manter o problema longe. Vale lembrar que o vírus fica alojado nas fezes e se propaga por meio de outros hospedeiros.

Portanto, lavar as mãos com frequência e de maneira correta afasta o risco de adoecer.

VEJA MAIS DICAS DE COMO REFORÇAR OS CUIDADOS BÁSICOS

- Lavar frutas, verduras e legumes em água corrente. Após isso, deixar de molho em uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Em seguida, enxugar em água corrente;

- Lavar bem as mãos antes das refeições;

- Ingerir apenas água filtrada e fervida.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem