A importância da vacinação contra HPV e do autoexame na prevenção do câncer


Muito tem se falado sobre a Vacinação contra o vírus HPV. A vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) é uma das políticas de saúde pública mais efetivas na prevenção do câncer do colo do útero, segundo maior causador de morte em mulheres no Brasil. A relação entre o HPV e o câncer de colo de útero está presente em 95% dos casos diagnosticados. Além disso, o HPV também pode aparecer em mucosa bucal, sendo a língua o local de maior prevalência. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto, caso a mãe esteja infectada.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Ministério da Saúde está implementando ao Programa Nacional de Imunização (PNI) a vacina contra o vírus HPV, para redução do índice do câncer do colo de útero e, em 2014, iniciou a implementação no Sistema Único de Saúde a vacinação gratuita contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos de idade, com a vacina quadrivalente. Esta faixa etária foi escolhida por ser a que apresenta maior benefício pela grande produção de anticorpos e por ter sido menos exposta ao vírus por meio de relações sexuais. Em 2017, a vacinação foi ampliada para as meninas/adolescentes de 9 a 14 anos e introduzida para a população masculina de 11 a 14 anos e de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids, além de indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos. E em 2021, mulheres imunossuprimidas de 26 a 45 anos também foram incluídas. A vacinação não está disponível no SUS para pessoas imunocompetentes acima de 14 anos.

O Brasil foi o 1º país da América do Sul e o 7º do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos.

Vale ressaltar que os cânceres da cavidade oral são o 5º tipo de câncer com maior incidência no Brasil. Por isso é importante realizar o autoexame da boca e das suas estruturas, e estarmos sempre atentos ao aparecimento de lesões, por menores que sejam. Visite regularmente o dentista de sua confiança para manter sua saúde sempre em dia!

Fonte: Vida Saudável


Postagem Anterior Próxima Postagem