Suspeito de roubar mais de 80 computadores da Ufes é preso pela PF

Foto: Divulgação PF

Policiais federais prenderam, na noite desta terça-feira (26), um homem de 21 anos suspeito de ser idealizador e um dos responsáveis pelo furto de 84 computadores, 37 monitores e 15 projetores pertencentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O crime ocorreu no dia 2 de agosto do ano passado e foi percebido no dia seguinte pela administração da universidade. Desde então, o caso era investigado pela Polícia Federal.

Segundo a PF, os agentes conseguiram localizar e prender o suspeito nas imediações de um hospital em Vila Velha.

De acordo com a PF, o plano para furtar os equipamentos da Ufes foi criado na primeira metade do ano passado, na Penitenciária Agrícola do ES, entre o suspeito preso nesta terça e outro detento que lá cumpria pena em regime semiaberto.

Ainda segundo a PF, o outro detento teria dito que havia trabalhado na Ufes e que teria furtado alguns computadores em local onde haveria ainda muitos outros.

"O homem preso no dia de ontem, que já era beneficiário do regime semiaberto, conseguiu uma vaga para atuar na universidade nas áreas de limpeza e jardinagem", divulgou a PF.

A Ufes é uma das entidades parceiras da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) nos programas de ressocialização de condenados.

Com acesso às dependências do campus, tendo localizado o local indicado onde estavam os computadores e equipamentos, o homem fez contato com a esposa do outro detento, que lhe informou sobre os materiais, segundo a polícia.

A mulher, motorista de aplicativo, então se juntou a ele para executar o furto. De acordo com a PF, o suspeito preso arrombou uma das portas, furtou os equipamentos e os guardou em coletores de lixo.

Na parte da tarde , outros detentos do regime semiaberto, que também trabalhavam na universidade, levaram os coletores para uma via de acesso próximo ao auditório, onde a mulher recolheu os equipamentos. Um dos detentos é cunhado do homem preso nesta terça.

"De posse do material furtado, o suspeito preso ontem e a esposa do detento que deu a informação sobre o local onde os equipamentos estavam armazenados, passaram a vendê-los por preços abaixo dos praticados no mercado como forma de se livrar rapidamente do produto do crime", disse a PF.

A Polícia Federal informou que agora pedirá a prisão dos outros envolvidos e levará suas conclusões ao Poder Judiciário.

Quanto aos materiais furtados, novas medidas serão tomadas para determinar os compradores dos equipamentos e, em havendo sucesso, sua devolução para a universidade.

O nome do preso e dos outros investigados não foram divulgados.

Da Redação com G1    


Postagem Anterior Próxima Postagem