Com 5 mortes por meningite confirmadas, ES abre vacinação: saiba quais são as regras

Vacina contra meningite está disponível no ES para adolescentes não vacinados e profissionais da Saúde — Foto: Ascom/SMS

Adolescentes entre 13 e 19 anos que não foram vacinados contra a meningite e profissionais da Saúde podem receber a imunização contra meningite meningocócica C (conjugada) no Espírito Santo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a vacina estará disponível até o dia 30 de setembro nas salas de vacinação de todo o estado.

Este ano, foram confirmados 13 casos de meningite no estado, sendo que cinco deles resultaram em mortes. Com isso, o índice de letalidade da doença é de 38,5%.

O objetivo da disponibilização da vacina para estes grupos é diminuir a incidência da doença meningocócica, meningite bacteriana que causa infecção das membranas que recobrem o cérebro. Ela é considerada a mais grave das meningites.

"A proteção aos adolescentes acontece, especialmente, por esse grupo ser o principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Já nos trabalhadores da saúde, a recomendação se dá considerando a gravidade e a letalidade da doença", explicou a Secretaria Estadual de Saúde".

Quem pode se vacinar

Podem se vacinar:
  • Adolescentes de 13 a 19 anos que não receberam quaisquer imunizantes contra a doença meningocócica (meningocócica C ou ACWY).
  • trabalhadores da saúde, independentemente da idade.
  • Mulheres grávidas devem apresentar orientação médica.

Onde se vacinar

Os imunizantes estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem