Empresário é preso suspeito de falsificar certidões de nascimento para cometer fraudes e negociar armas

Empresário de 39 anos preso no ES disse que criou uma empresa fictícia no ramo de mármores e granitos — Foto: Divulgação/PCES

Um empresário de 39 anos foi preso em Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta terça-feira (26), suspeito de falsificar certidões de nascimento para emitir Carteiras Nacionais de Habilitação (CHNs) e identidades originais para cometer crimes utilizando esses documentos.

De acordo com a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome divulgado, utilizava as certidões para praticar crimes de estelionato (fraude) e comprava armas de fogo para revendê-las a criminosos da região.

Algumas certidões eram feitas com informações verdadeiras e outras inventadas. Para tentar despistar a polícia, o homem emitia os documentos em diferentes municípios.

"Ele chegou a usar os documentos para comprar armas de fogo e munições. Dessas, conseguiu vender para a criminalidade três armas compradas legalmente, faturando cerca de R$ 32 mil", contou o titular da Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo.

Atuação falsa no ramo de mármores e granitos

O empresário afirmou aos policiais que abriu uma empresa fictícia no ramo de mármores e granitos. A Delegacia Regional de Linhares realizou uma apuração para identificar se o suspeito aplicou algum golpe usando o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa de fachada.

Durante a abordagem, o empresário mostrou aos policiais um dos documentos falsos que utilizava para se identificar e acabou preso em flagrante. Além de documentos falsos, foram apreendidas armas, munições, dinheiro e celular.

Além de documentos falsos, polícia apreendeu armas, municão, dinheiro e celular do empresário — Foto: Divulgação/PCES

Ele vai responder pelos crimes de uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo e comércio de arma de fogo. O suspeito já tem passagem pela polícia pelo crime de estelionato.

Depois de ser interrogado, o empresário foi encaminhado para a Penitenciária Regional de Linhares.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem