Rato entra em bermuda e morde menino em escola

Menino de nove anos estava em escola de Vila Velha e foi mordido na parte de trás da coxa.

Menino foi mordido por rato em escola de Vila Velha

Um menino de nove anos foi mordido por um rato na escola, em Vila Velha, na Grande Vitória.

A criança, Ryan Carlos de Souza, contou para a mãe que estava sentado no pátio, na quarta-feira (27), quando o rato entrou em sua bermuda e o mordeu.

Ele estava com colegas em um momento de oração e foi mordido na parte de trás da coxa.

Funcionários da escola ligaram para a mãe de Ryan após o incidente.

Na Unidade de Saúde de Jardim Colorado, o médico disse que não era necessário tratamento, segundo a mãe da criança, Iara Brito.

A mãe decidiu procurar outra opinião. Uma médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra disse que o menino precisava tomar soro antirrábico. Foi quando a família começou a peregrinar por unidades de saúde e não encontrou o soro.

"Eu liguei no hospital pra pegar informação se havia a possibilidade da gente comprar esse remédio, esse soro, e a atendente informou que não tem possibilidade, que era para a gente retornar ao posto do SUS, que lá eles poderiam fazer aplicação remédio. Não conseguimos. Está sendo assim o dia todo, ontem foi o dia todo, de posto em posto, mas não conseguimos, não tivemos sucesso. Não acha, esse que é o problema. Isso deixou a gente, a família, muito chateada porque é um caso preocupante”, contou a mãe.

A família acredita que o ferimento piorou desde quarta. Ryan disse que o machucado não estava doendo, mas que começou a incomodar depois.

O médico veterinário Breno Salgado, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) disse que a chance de um rato transmitir raiva é muito pequena. Ele disse que a doença mais comum transmitida pela saliva do rato é chamada de febre por mordida de rato.

O menino ainda não voltou para escola porque está com medo de ser mordido de novo.

"Alguns pais também relataram que estão com medo porque, uma vez que uma criança é mordida, dentro da escola, por um rato, imagina que pode acontecer lá dentro, uma vez que a gente não vê, não sabe de nada dessa escola. Então alguns pais estão revoltados, procuraram a gente para prestar apoio, nós tivemos apoio dos pais, que também não sabem o que aconteceu", explicou Iara.

A Secretaria de Educação de Vila Velha informou em nota que "lamenta o ocorrido e informa que o aluno recebeu atenção pedagógica e médica assim que o fato, extremamente incomum, aconteceu".

"Ele está em observação e os pais foram orientados a retornar à unidade de saúde caso haja necessidade. Importante ressaltar que a escola passou por serviço de desratização nesse mês de julho e uma nova ação está prevista para o mês de outubro. No entanto, a empresa já foi acionada para realizar o serviço antes. Assim como o bairro já recebeu desratização nas ruas entorno da escola. Foram tratados com raticidas 54 bueiros e a equipe retornará ao local na semana que vem para fazer novamente o repasse", diz parte da nota da secretaria.

A Secretaria de Saúde do município divulgou que, de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, roedores urbanos como ratos são considerados animais de baixo risco de transmissão de raiva.

Assim, segundo a secretaria, "não é necessário indicar tratamento profilático com soro e/ou vacina da raiva em caso de acidentes causados por eles".

"Informa ainda que não existe indicação para tratamento profilático para leptospirose. O tratamento deve ser iniciado apenas quando houver início dos sintomas", disse a Secretaria de Saúde.

Escola onde menino foi mordido por rato em Vila Velha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem