Superlua dos Cervos: maior Lua do ano poderá ser vista nesta quarta-feira


A noite desta quarta-feira (13) promete um espetáculo no céu. A Superlua dos Cervos poderá ser observada no céu em todo o Brasil, das 17h42, aproximadamente no mesmo horário em que o Sol se põe, até as 7h49 de quinta-feira (14).

O coordenador do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rodolfo Langhi, explica que uma superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia ao mesmo tempo em que atinge a menor distância em relação à Terra.

"Ao longo de sua órbita de aproximadamente 27 dias em volta da Terra, a Lua muda de fase todo dia. A Lua cheia pode ocorrer em qualquer momento dentro deste período, mas quando a Lua fica cheia perto do perigeu lunar, ponto mais próximo da Terra, damos o nome astronômico de 'Lua Cheia de Perigeu', mais conhecido popularmente como superlua", explica o especialista.

Isso ocorre, segundo ele, porque a órbita lunar não é perfeitamente circular, mas ligeiramente oval, traçando um caminho chamado de elipse. Assim, a distância da Lua à Terra varia entre 406,7 mil km e 356,5 mil km. Durante esta trajetória, ela pode ficar mais distante do planeta – ao que chamamos de apogeu –, ou mais próxima da Terra, que é o perigeu.
"A Lua fica mais próxima da Terra e, por isso, o disco da Lua que vemos no céu parece ficar ligeiramente maior para nós. A Lua Cheia fica também um pouco mais brilhante. Tudo isso, porque está mais próxima de nós. É como você aproximar uma bola do seu rosto e depois afastá-la. Ela vai parecer ficar maior e depois menor em tamanho."

Para ver o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento específico, basta olhar para a Lua a olho nu. Mas, a dica do astrônomo é, caso tenha um binóculo ou telescópio em casa, vale a pena apontar para ela e arriscar algumas belas fotos com a câmera do seu celular na lente ocular dos instrumentos.

Langhi destaca ainda que a Lua tem recebido diversos nomes diferentes com base na cultura de cada país, dos costumes locais e da época do ano. Alguns nomes ficam mais famosos e conhecidos do que outros, como "Lua dos Cervos", que foi atribuído para a Lua, conforme divulgado por um antigo almanaque norte-americano chamado "The Old Farmer's Almanac", em razão dos chifres dos cervos terminarem de crescer em julho nos Estados Unidos.

É a segunda vez no ano que ocorre um fenômeno deste tipo, depois da Superlua de Morango no último mês.

Fonte: Portal R7


Postagem Anterior Próxima Postagem