VÍDEO | Lobo-marinho aparece em praia de Vila Velha e chama a atenção

 Foto: Divulgação/ Ipram


Um lobo-marinho apareceu na areia da Praia da Costa, em Vila Velha, e chamou a atenção de quem passava pelo local na manhã desta terça-feira (12). Algumas pessoas pararam para observar o animal, que não é comum no Sudeste brasileiro.

Uma equipe do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) está no local e acompanha a situação do lobo-marinho.

O coordenador do instituto, Luis Felipe Mayorga, explica que a observação pretende identificar se o animal está apenas visitando a região ou está debilitado.

"A gente ainda não sabe se o animal só veio tomar um sol ou se está debilitado e veio para terra porque não está bem na água. Vamos monitorá-lo ao longo do dia para saber se terá a necessidade de intervenção", disse.

Segundo Luis, o animal que apareceu na praia é da espécie lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis). O aparecimento dela na costa do litoral do sudeste brasileiro não é frequente.

"Essa espécie é comum no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul tem aglomerações desses animais em costões rochosos ou em molhes portuários, e até em Santa Catarina podem aparecer também. No litoral de São Paulo para cima, não é comum", explica.

Um lobo-marinho já era observado no litoral de Vila Velha desde o verão do ano passado. Até então, o animal havia sido visto apenas no mar. Desta vez, ele apareceu na praia.

"Os indivíduos jovens percorrem os oceanos em rotas mitigatórios e, eventualmente, ele sobe nas ilhas para repousar. No Espírito Santo, vemos registros desde o verão. Pessoas que fazem canoagem observaram o animal na altura de Vila Velha. Esse animal estava na água", disse.

 

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem