Atenção: 4 situações em que o Pix Caminhoneiro pode ser cancelado

Foto: Canva

O Governo Federal iniciou os pagamentos do auxílio popularmente chamado de Pix Caminhoneiro na última semana. Com isso, motoristas de todo o país estão recebendo as quantias referentes aos meses de julho e de agosto. Contudo, existem algumas situações que podem cancelar o Pix Caminhoneiro. Acompanhe este artigo para saber quais são elas!

O que pode impedir o pagamento do Pix Caminhoneiro?

Antes de mais nada, cabe lembrar que este auxílio foi criado devido à alta no preço do petróleo e seus derivados, como o diesel, que é utilizado para abastecer veículos pesados, a exemplo dos caminhões. Porém, nem todos os motoristas puderam receber o Pix Caminhoneiro, confira abaixo o que pôde impedir os repasses do benefício.

CPF irregular

Quem está com o CPF restrito por alguma irregularidade não pode receber o Pix Caminhoneiro. O Ministério do Trabalho explicou que bloqueou os pagamentos para os motoristas que estavam com o documento suspenso, cancelado ou com o titular falecido.

Se você tem dúvidas quanto à situação do seu CPF, é possível conferir de maneira simples e rápida por meio do sistema online da Receita Federal. Você pode clicar aqui para ser redirecionado para o site. Caso conste alguma irregularidade, é fundamental entrar em contato com a Receita para resolver a situação.

Auxílios e pensões

Ainda sobre o CPF, o documento não poderá estar vinculado a um benefício de auxílio reclusão. A mesma regra vale para quem está ligado a concessão de pensão por morte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, os pagamentos também foram bloqueados para motoristas de caminhão que estão recebendo o auxílio-invalidez ou algum benefício relacionado à incapacidade permanente para o trabalho.

Auxílio-taxista

Motoristas que estão recebendo repasses do programa Auxílio-taxista não poderão ser selecionados para o Pix Caminhoneiro. Ainda que o cidadão trabalhe nas duas profissões, não será possível acumular os dois auxílios.

CNH suspensa

A Dataprev (empresa de tecnologia e informação da previdência) informou que bloqueou os pagamentos do Pix caminhoneiro para os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Sendo assim, o documento precisa estar devidamente regularizado para que o repasse seja autorizado.

Fonte: Agência Texty 


Postagem Anterior Próxima Postagem