Comida de graça: famílias vão distribuir polenta, torresmo e tripinha durante Cappitella em Nova Venécia


Shows de graça, distribuição de polenta, torresmo, tripinha e muita diversão para os capixabas. A partir desta quinta-feira (25) começa a 4ª edição da Cappitella. A festa segue até domingo (28) e os eventos acontecem na Praça Adélio Lubiana, em Nova Venécia.

O evento comemora a imigração italiana em Nova Venécia e contará com quatro dias de festa. O primeiro dia será destinado ao Enchefs, programação em que chefs do Espírito Santo darão aulas show.

Já o desfile do Carretino, que é o cortejo cultural, vai levar para as rua da cidade, várias famílias que vão distribuir mais de 100kg de polenta, queijo, torresmo e tripinha. Além disso o público contará com capelete, linguiça, mini pizza e outras opções que remetem a chegada dos italianos no Brasil, tudo distribuído no percurso do desfile. Tudo de graça!

Outro ponto alto da festa é o Barchettino, que é o desfile de barcos, pelo rio Cricaré, localizado ao lado da concentração do evento. Vale lembrar que, todos os dias, a Cappitella conta com apresentações culturais, festival gastronômico, e a missa, que será realizada toda em italiano, no domingo (28), às 7h30.

Preparação de comida ao vivo

Seis cozinheiros profissionais vão preparar os pratos com direito a aula show dos chefs Danilo Amaral, Juarez campos, Ariela Brasil, Francisco Pinheiro, Cirlei Benincá e Monica Rangel.

O público contará com a taiadela com carne de sol com creme de abóbora e requeijão, linguiça de camarão, feijão verde e limão siciliano e até torrones, um doce típico do norte da Itália. Após o preparo, a plateia vai poder experimentar os pratos.

Para comemorar os 134 anos de imigração italiana em Nova Venécia, 54 famílias e entidades já cadastradas, vão levar para as ruas da cidade, 2,6 mil pessoas.

De acordo com a organização, o numero pode triplicar no momento do cortejo cultural, como aconteceu na outra edição. Cerca de 70 mil pessoas devem circulem pela festa durante os quatro dias de evento.

Confira a programação

QUINTA-FEIRA 

16h – Abertura praça de alimentação – Festival gastronômico.

17h – Quinta Gourmet - aulas shows

18h – Aula Show com o chef Danilo Amaral / Chef Cirlei Benincá. Prato – Polvo Grelhado na manteiga de gengibre com arroz meloso, pancetta e tomate com crocante de tapioca e bacon.

19h- Aula show com o chef Juarez Campos / Chef Cirlei Benincá. Prato – Tagliatelle com carne de sol com creme de abóbora e requeijão

19h50 – Aula show com o chef Francisco Pinheiro/ Chef Cirlei Benincá. Prato Linguiça de camarão, feijão verde e limão siciliano.

20h40 – Aula show com a chef Monica Rangel / Chef Cirlei Benincá. Prato – Arroz caldoso puta milionária veneciana

21h30 – Aula Show com a Chef Ariella Brasil/ Chef Cirlei Benincá. Prato – Torrones, doce típico do norte da Itália

22h – Show cultural moda de viola com a dupla Roger e Jadir Capucho

1h – Encerramento

SEXTA-FEIRA

16h – Abertura Praça de Alimentação – Festival Gastronômico

19h – SERENATA VENEZIANA – Grupo de Canção Italiana “Augusto Zaché” (Concentração e saída da rotatória entre a Rua Colatina e Ernesto Ayres Farias, passando pelas Ruas Goitacazes, Riacho, Praça Jones Santos Neves, Av. Vitória, Ponte Cristiano Dias Lopes, Av. São Mateus, Praça Adélio Lubiana. OBS: os participantes devem usar máscaras do Carnevaledi Venezia).

19h – Palco Praça de Alimentação – Show com Mirano Schuler & João Augusto.

20h30 – Apresentações Culturais: Gruppo de BalloBambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia, Grupo de Canção Italiana “Augusto Zaché” – Nova Venécia.

21h30 – ABERTURA OFICIAL DA 4ª FESTA DA CAPPITELLA

22h – Palco Praça de Alimentação – Banda Brasitália – Santa Tereza

01h30 – Encerramento

SÁBADO

8h30 – Concentração do CARRETTINO – Rua Ernesto Ayres Farias/Rua Colatina.

9h30 – SAÍDA DO CARRETTINO DELLA CAPPITELLA da Rua Ernesto Ayres Farias, passando pelas Rua Colatina, Av. Vitória, Praça Jones Santos Neves, Ponte Cristiano Dias Lopes, Av. São Mateus, Praça AdelioLubiana. O CARRETTINO é um cortejo cultural de valorização da família veneciana. Ao longo do percurso teremos carros alegóricos e distribuição de bebidas e comidas variadas.

11h30 – Praça Adélio Lubiana: chegada do Carrettino – Festival Gastronômico – Almoço: cappelletti, tagliatella, polenta, linguiça, queijo, panzerotto, calzone, gnocche, pão com linguiça, mini pizza, pastel de polenta, espetinho, chopp, vinho e cerveja.

11h30 – Apresentações Culturais – Grupos de dança: Gruppo Italiano Tutti Buona Gente: Centro de Convivência do Idoso de Nova Venécia; Gruppo di Ballo – Nova Trento – Guaraná/Aracruz, Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone – Vila Pavão, Gruppo de BalloBambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia, Grupos Tradizione e Belle Ragazze de Marilândia.

15h – Show com a banda Toni e Boni – Venda Nova do Imigrante.

16h30 – TRAMONTO KIRI KERE – com Ademir Adeodato no Rio Cricaré

18h – Show com João Pedro e banda.

20h – Show com a banda RobadiCiodi – Nova Veneza/Santa Catarina.

20h30 – Apresentação projeto Carnevaledi Venezia – Nova Veneza – Santa Catarina

22h30 – Show Gruppo ItaliAMO – Nova Venécia

2h – Encerramento

DOMINGO

7h30 – MISSA ITALIANA presidida por Padre Hélio Savoia e cantada pelo Coral Italiano AMITAJ de Jaguaré – Matriz de São Marcos com transmissão ao vivo pela Rede Notícia de Comunicações

8h – LARGADA GIRO DA CAPPITELLA – Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante/Gameleira – Circuito Cappelletti e Circuito Tagliatella – Organização circuito Eco Saúde Gameleira

9h30 – BARCHETTINO – Passeio de barcos, botes e Kaiak no Rio Cricaré, com a participação da Charanga di Venezia, saindo das imediações da Cesan/Manula/Cirilo até a Ponte Cristiano Dias Lopes

10h30 – Festival Gastronômico – Almoço: cappelletti, tagliatella, polenta, linguiça, queijo, panzerotto, calzone, gnocche, pão com linguiça, mini pizza, pastel de polenta, espetinho, chopp, Vinho e cerveja

10h30 – TOMBO DA POLENTA

11h30 – Show da banda Giocodi Mora – Alfredo Chaves

13h – Apresentações Culturais: Gruppo de Ballo Bambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia, Gruppo Folkloristico do Circulo Trentini de Santa Tereza e Gruppo Folkloristico Infanto Juvenil Piccolo Pavone – Vila Pavão

14h30 – Show com a banda RobadiCiodi – Nova Veneza/Santa Catarina

16h30 – Show com Ricardo Boa e Banda

19h – Show com Luciano Daré

20h30 – Encerramento

A festa é promovida pela Associação da festa da Cappitella (Afecapi).

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem