Crianças em Vitória escrevem carta de três metros para colega em tratamento de câncer


Uma cartinha de três metros de comprimento é o tamanho do afeto demonstrado por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) José Lemos de Miranda, em Comdusa, a um colega, na tarde desta sexta-feira (05), que faz tratamento de câncer.

Os alunos do do 5º ano A e B se uniram para formar uma rede de apoio a um colega que muitos deles conhecem desde o Cmei e com quem estudam desde o 1º ano. O estudante, que a família pediu para não ter o nome identificado, está passando por um tratamento de leucemia. Por isso, está ausente das aulas.

A diretora da unidade de ensino, Carla Ramos Ogioni, visitou o garoto e levou as cartas, com saudações, mensagens, desenhos, e todo o carinho de 43 estudantes e da equipe escolar, especialmente para o menino.

Apesar das mensagens diversas e escritas individuais, o pensamento é o mesmo: o desejo da cura e de que o estudante volte o mais breve possível para a escola. "Ele é meu melhor amigo, muito divertido e alegre. Quero que ele volte logo", afirmou a estudante Thais Victoria Vasconcelos Lombardi.

Estudantes rezaram na quadra da Escola José Lemos de Miranda, em Comdusa, pela saúde do colega - Foto: Divulgação

"Senti muita tristeza com a notícia, chorei muito. Mas tenho fé em Deus que ele volta logo", disse a também estudante Yasmin Stephany Santos Teixeira.

Antes de deixar a escola, a diretora Carla reuniu as turmas de colegas do estudante e, juntos, eles fizeram uma oração para o amigo. No hospital, ao receber o afeto dos colegas, o desejo do estudante é se recuperar e retornar para abraçar os amigos.

"O encontro com ele foi fenomenal, uma criança maravilhosa, super positiva. Ele ficou super ansioso para ler tudo, para saber de tudo. Ele é brincalhão, alegre e disse que em breve, o mais rápido possível, estará na escola de novo. A mãe está super grata, ela sabe que a minha visita representa toda a escola. Os presentinhos dos colegas, as mensagens positivas, a fé, a oração, a força vão auxiliar o filho dela no tratamento e era isso que ele precisava", contou a diretora.

Rede de afeto na escola

Primeiro, veio o susto e a dificuldade de lidar com a situação: um amigo, colega de turma, precisou se afastar das aulas para fazer um tratamento contra um câncer, a leucemia, que se caracteriza pela perda de função e divisão desordenada dos glóbulos brancos ou leucócitos, que são as células responsáveis pela defesa do nosso organismo.

"Quando souberam que o colega estava com câncer, mesmo sabendo da possibilidade de cura, eles ficaram desesperados, chorando, na hora do almoço alguns nem tiveram mais apetite, deixaram de comer. Como a gente é uma escola integral, eles ficam o dia todo aqui, são um pouco nossos também. Então, no horário de descanso do almoço, a gente se organizou com a equipe do CTA (corpo técnico e administrativo) junto com os professores para conversar com eles a respeito da necessidade de transmitir energia positiva, pensamentos positivos, fé, orações, para facilitar o processo de cura", contou a diretora Carla.

Muitos dos colegas de turma e amigos do estudante o conhecem desde os tempos da Educação Infantil. E foi deles, dos estudantes, que partiu a iniciativa de registrar em cartas o quanto o colega é querido e, a partir de então, o pensamento nas turmas é um só: ele vai voltar para a escola.

"Quando eu mencionei que tinha um horário de visita, os estudantes se organizaram para fazer as homenagens. Entregamos a eles folhas de papel e cada um, individualmente, foi escrevendo, desenhando, bem colorido. E resolvemos fazer uma carta métrica para ele. Uma das cartas tem três metros de comprimento e a outra um metro quadrado. Eu fiz a entrega, porque as visitas são limitadas, mas representando a escola toda. A gente espera que esse cuidado, esse carinho, essas palavras positivas possam auxiliar na cura", desejou a diretora.

Folha Vitória com informações da Prefeitura de Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem